ESPORTE: Seminário sobre o Esporte Orientação foi realizado no município.

• PMSJ - ESPORTES
  • Com a presença de autoridades e com profissionais que vem contribuindo para o desenvolvimento do esporte no Município, aconteceu na noite dessa Quarta- feira (26), na Câmara Municipal de Vereadores o Seminário de  apresentação  sobre o Esporte Orientação que vem sendo desenvolvido em Salto do Jacuí desde 2014.
  • Com a palestra do presidente da confederação  Brasileira de Orientação, José Otávio Franco Dornelles, que explanou sobre o esporte.
  • A iniciativa tem o apoio da Administração Municipal, através da Secretaria de Educação do Município.
  • Conheça um pouco mais sobre o esporte orientação:
  • Orientação é um esporte emocionante, que faz o atleta vibrar com seu resultado. Cada ponto é um obstáculo a ser ultrapassado, uma dificuldade a ser vencida. É um esporte que une o físico com a inteligência, tornando-o um desporto muito competitivo. Ou seja, nem sempre quem corre mais, ganha a competição. O objetivo de cada participante é terminar o percurso no menor tempo possível. Mas o orientador deve ter em conta sua condição física e sua habilidade de orientação, ao escolher uma rota (caminho) correta e ter habilidade de segui-la até o próximo ponto sem perder tempo – isto é a arte da ORIENTAÇÃO.
  • Orientação é um desporto que consiste em trilhar um terreno desconhecido com o auxílio de um mapa preparado para esta finalidade e uma bússola. Este trabalho apresenta a Orientação como esporte. Relaciona o desenvolvimento do desporto Orientação com as inteligências múltiplas e a possibilidade de sua utilização como ferramenta pedagógica interdisciplinar que pode contribuir para a formação do cidadão ético e responsável, ao trabalhar as potencialidades dos atletas, principalmente quando jovens. O desporto Orientação tem evoluído no Mundo e no Brasil, angariando cada vez maior número de praticantes. É um desporto que contribui significativamente para a formação do cidadão, incutindo-lhe princípios éticos e de responsabilidade, desenvolvendo a inteligência, a moral e contribuindo para o aprimoramento físico e da saúde mental. Enfim, a Orientação só será um desporto do “futuro” se for tratada como tal. Nós somos o futuro dos mentores do passado e seremos o passado das crianças da categoria “novato”. Não se pode nunca esquecer isto.
  • PMSJ - ESPORTES2
  • Texto/Fotos: