26 °c
Salto Do Jacui
sábado, 24 de setembro de 2022

História

Município: Salto do Jacuí/RS

capa-face-1-300x114 História

Diagnóstico Turístico Municipal 2022

Região Turística: Rota das Terras Encantadas

 

  1. Município: Salto do Jacuí/RS.
  2. Número de Habitantes:12.481 habitantes (População Estimada conforme dados IBGE 2020).
  3. Aspectos Gerais:

 

3.1. Aspectos Históricos:

A formação da cidade está ligada ao nome de um proprietário de aproximadamente 40 colônias de terras chamado Capitão Joanes Guerreiro do Amaral, desde 1870. O local era chamado Potreirinho ou então vulgarmente Saco da Raposa, pois só havia uma via de acesso de entrada e saída, onde, consequentemente, as pessoas que aqui entravam eram obrigadas a sair pelo mesmo caminho.

Por volta de 1951, teve uma nova fase na história, com as construções das Barragens Engenheiro José Maia Filho, Passo Real e Itaúba, respectivamente dando impulso ao desenvolvimento socioeconômico da cidade, bem como o povoamento da região. Os primeiros habitantes se estabeleceram no então Distrito de Jacuizinho, eram famílias descendentes de açorianos, que vieram de localidades distantes e vizinhas, por volta de 1877. Antes de sua emancipação criada com a Lei nº 7657, no dia 12 de maio de 1982, local era chamado de Salto Grande do Jacuí.

A origem do nome do município também é indígena ‘Jacuí’ (Rio dos Jacús e Rio das Canoas) e por haver um grande ‘Salto’ (Queda d`água) devido a uma cascata circundada por floresta nativa nominada de Quedas do Salto Grande. Em divisão territorial datada de 1995, o município era constituído de 11 distritos: Salto do Jacuí como sede, Bela Vista, Capão Bonito, Jacuizinho, Júlio Borges, Novo Horizonte, Oralina, Passo Real, Rincão das Costas, Rincão do Ivaí e Tabajara. Com o advento da Lei Estadual nº 10757, de 16 de abril de 1996, o município de Salto do Jacuí desmembrou-se do distrito de Jacuizinho, onde este elevou-se à categoria de município.

Em divisão territorial o município é constituído atualmente por: Salto do Jacuí sendo a sede, Tabajara, Capão Bonito, Júlio Borges, Passo Real e Rincão do Ivaí.

 

3.2. Aspectos Demográficos:

Área: 507,698km²

Densidade Demográfica: 23,41hab/km²

 

3.3. Aspectos Geográficos:

Mesorregião: Noroeste Rio – Grandense

Altitude da Sede: 322 metros

Distância à Capital: 284 km

Latitude: -29.0877

Longitude: -53.207429° 05′ 16″ Sul, 53° 12′ 27″ Oeste

Altitude: 306 metros

Localização: 29° 05′ 16″ S 53° 12′ 46″ O

 

3.5. Limites: Fortaleza dos Valos, Jacuizinho, Estrela Velha e Júlio deCastilhos.

 

3.6. Aspectos da Fauna: Diversificada.

3.7. Aspectos da Flora: Florestas nativas e florestas exóticas composta por eucaliptos e pinos (pinheiro americano).

3.8. Aspectos do Relevo: Predomínio de planaltose campos.

 

3.9. Aspectos Hidrográficos:

Rio Jacuí que atravessa o município de norte a sul e contorna toda parte urbana.

Cascata Quedas do Salto Grande circundada por floresta nativa.

Usina Hidrelétrica Leonel de Moura Brizola.

Usina Hidrelétrica Passo Real.

Barragem Engenheiro José Maia Filho.

Barragem Passo Real.

Rio Ivaí.

 

3.10. Aspectos Climáticos:

Clima Subtropical Úmido.

3.11. Aspectos da Infraestrutura Municipal:

Agropecuária: 35,1%.

Indústria e Comércio: 7,1%.

Serviços: 57,8%.

 

3.12. Salto do Jacuí é uma cidade composta por 07 bairros:

Bairro CEEE;

Bairro Centro;

Bairro Cruzeiro;

Bairro Harmonia;

Bairro Menino Deus;

Bairro Navegantes; e

Bairro Portão.

 

3.13. Além do distrito sede que é a cidade Salto do Jacuí, o município é composto por 05distritos:

Distrito de Capão Bonito;

Distrito de Júlio Borges;

Distrito do Passo Real;

Distrito do Rincão do Ivaí; e

Distrito de Tabajara.

 

3.14. Aspectos Econômicos:

O município tem um forte potencial econômico, possui ligação asfáltica pela rodovia RSC-471, situando-se entre Cruz Alta e Arroio do Tigre. É o elo mais próximo entre a região das Missões, a região Metropolitana de Porto Alegre e o Porto de Rio Grande.

 

3.15. Aspectos Políticos:

Prefeitura Municipal de Salto do Jacuí

Prefeito Municipal: Ronaldo Olímpio Pereira de Moraes

Vice-Prefeito Municipal: Roque Anildo Cavalheiro Revelant

Secretária Municipal da Administração e Meio Ambiente: Maria de Fátima Aravites

Secretário Municipal da Agricultura: Loreno Feix

Secretário Municipal de Coordenação e Planejamento: Elso Cavalheiro Revelante

Secretária Municipal de Educação e Cultura: Josnéia Camillo

Secretária Municipal da Fazenda: Caciana Calegaro

Secretário Municipal de Mineração, Indústria, Comércio, Turismo e Desporto: Felipe Luiz da Rosa

Secretário Municipal de Obras e Trânsito: Ildo Lauri Costa

Secretário Municipal da Saúde e Bem Estar Social: Silmar Nogueira Rodrigues

Secretária Municipal de Trabalho e Ação Social: Terezinha Nivolanda Bilhan de Moraes

Câmara Municipal de Vereadores composta por 9 vereadores: Altenir Rodrigues da Silva, Cleres Maria Cavalheiro Revelante, Gildo de Oliveira Brandão, Jane Elizete Ferreira Martins da Silva, José Jair Borges, José Sérgio de Carvalho, Orquelita Salgado da Costa, Priscila Tramontini Spacil e Sandro Drum.

3.16. Aspectos Educacionais:

O município possui duas escolas estaduais: Escola Estadual de Ensino Médio Castelo Branco e o Instituto Estadual de Educação Miguel Calmon. Ambas fundadas antes mesmo da emancipação político-administrativa do município.

A Escola Estadual de Ensino Médio Castelo Branco oferece Educação Básica do 1º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio e a modalidade EJA do Ensino Fundamental.

O Instituto Estadual de Educação Miguel Calmon, além de atender a Educação Básica e a modalidade EJA do Ensino Médio, ainda oferece gratuitamente os cursos técnicos de Segurança do Trabalho, Eletromecânica, Eletrônica e Magistério. Todos os cursos possuem um excelente corpo docente e instalações que formam profissionais para atuar nas diversas áreas da sociedade, como também em manutenção e operação dos mais diversos segmentos industriais.

No território do município de Salto do Jacuí, pertencentes a rede estadual de ensino, existem duas escolas indígenas, sendo elas Escola Estadual Almerinda de Melo (Aldeia Kaingang), e a Escola Estadual Indígena Guarani (Aldeia Tekoá Porã).

A rede municipal atende em onze escolas sendo três de Educação Infantil, quatro escolas de Ensino Fundamental do primeiro ao 9º ano, três escolas de ensino fundamental incompleto e uma escola de educação especial.

No distrito de Rincão do Ivaí, a escola Municipal de Ensino Fundamental União e Vitória, fundada em 1984 para atender alunos do Assentamento de Reforma Agrária, atende hoje alunos do Pré B até o 5º ano do Ensino Fundamental.

No Distrito do Capão Bonito a Escola Municipal de Ensino Fundamental João Gonçalves Vieira, fundada em 1975 para atender os alunos das famílias oriundas da região inundada pelas águas do alagado do Passo Real, atende alunos do Pré B até o 9º ano do Ensino Fundamental. Hoje o público alvo desta escola, além dos alunosdas famílias oriundas da região do alagado do Passo Real, atende também alunos das famílias dos reassentados da região alagada pela barragem de Dona Francisca, alunos filhos de famílias do assentamento sem-terra “Assentamento Oriental”, como também alunos filhos de famílias de trabalhadores em grandes empresas agrícolas do distrito e filhos de pequenos e médios produtores rurais do entorno.

No distrito da Tabajara, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Euclydes Kliemann, atende alunos do Pré B até o 9º Ano do Ensino Fundamental.

Já no distrito de Júlio Borges, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre José de Anchieta, atende alunos do 1º até o 5º ano do Ensino Fundamental.

As escolas Municipais Euclydes Kliemann e Padre José de Anchieta, atendem alunos da comunidade em geral, como também alunos da comunidade Quilombola do distrito de Júlio Borges (conforme certidão de autorreconhecimento de 03 de maio de 2006).

Na zona urbana encontram-se duas escolas que atendem do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Darci Teodoro Sampaio, Bairro Harmonia e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Siegfried Heuser no Bairro Cruzeiro.

Também na zona urbana, no Bairro Portão, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Afonso Billig, atendente alunos do 1º Ano até o 5º Ano do Ensino Fundamental.

Pertencem a rede municipal de ensino três escolas infantis, todas na zona urbana. A Escola Municipal de Educação Infantil Harmonia, no Bairro Harmonia e a Escola Municipal de Ensino Infantil Lorien Brescansin, no Bairro Portão. Ambas atendem alunos da faixa etária de 2 a 5 anos.

Já a Escola Municipal de Educação Infantil Pingo de Gente localizada no Bairro Cruzeiro, com instalações modelo PROINFÂNCIA, atende alunos da faixa etária de 1 ano a 5 anos.

O município também atende a modalidade de Educação Especial na Escola Municipal de Educação especial Resina Bernard, Bairro Portão.

A rede municipal de ensino mantém em todas as escolas municipais o Atendimento Educacional Especializado. Vinculado a Escola Especial Resina Benhard o município oferta o atendimento em Equoterapia para os alunos o qual fica localizado junto ao parque municipal Vitor Hugo Borowiski.

Para atender melhor as demandas das escolas e otimizar a busca ativa dos alunos, a Secretaria Municipal de Educação oportuniza para todas as escolas uma equipe Multiprofissional, formada por uma Assistente Social, uma Pedagoga, uma Psicopedagoga e uma Psicóloga que atendem de forma itinerante todos os alunos da rede.

A rede municipal de Ensino, a partir do ano de 2021, desenvolve junto às escolas os projetos de leitura, alfabetização, educação inclusiva colaborativa, tecnologias da comunicação e informação, Programa União Faz a Vida e Educação Financeira e projetos com a AFUBRA (coleta de óleo saturado e programa de sementes nativas). Desenvolve ainda, junto ao mini museu municipal “Potreirinho”, os projetos Nossa Comunidade têm História, Cultura e Arte na escola, biblioteca e museu online.

3.17. Aspectos Municipais de Turismo:

Salto do Jacuí tem um forte potencial turístico, eis que rodeado pelo Rio Jacuí que atravessa o município de norte a sul, onde suas águas são próprias para atividades esportivas diversas e de lazer, possuindo diversas áreas para camping e pesca esportiva, possuindo um balneário localizado dentro do território urbano e o maior lago artificial do Rio Grande do Sul (Lagoa do Passo real) na zona rural, a 14,5 km da cidade.

O município possui plena capacidade para se tornar um polo turístico e uma referência no turismo gaúcho, pelas belezas e riquezas naturais, suas usinas hidrelétricas, sua cultura interiorana e seu povo hospitaleiro, fazendo do turismo um propulsor da economia local, gerando emprego e renda, fortalecendo o comércio local e oportunizando a criação de novos empreendimentos.

Entre os atrativosturísticos de Salto do Jacuí estão as Usinas Hidrelétricas Leonel de Moura Brizola e Passo Real, Barragem Maia Filho e Passo Real, jazidas de pedras ágatas, lago do Passo Real (maior lago artificial do Rio Grande do Sul), Saltinho, aldeia indígena onde vivem os Mbyá Guarani, cultura Kaingang, cultura Quilombola, Mirante da SER Nova Jacuí, Capela Bom Jesus Patrimônio Histórico Cultural, Marco de Pedra da construção da Barragem Maia Filho, Monumento de Nossa Senhora dos Navegantes,Museu Potreirinho, Pesca esportiva, Pesque e Pague, Parque de Exposições e Balneário Municipal Vitor Hugo Borowiski localizado dentro do perímetro urbano, além das trilhas ecológicas e turismo rural.

Ainda Salto do Jacuí conta com seus grandes eventos culturais turísticos como RodeiosCrioulos (CTG Potreiro Grande e Piquetes), Motonáutica, ExpoSalto, Moto Acampamento, Romaria da Padroeira do Município Nossa Senhora dos Navegantes, Mateada, entre outros.

 

  1. Atrativos Turísticos:

 

4.1. Naturais:

Balneário Municipal

Ecoturismo / Trilhas Ecológicas

Jazidas de Pedra Ágata

Lago do Passo Real

Saltinho

4.2. Histórico-Cultural:

Aldeia IndígenaTekoá Porã, onde na reserva residem famílias da etnia “Mbyá Guarani”

Biblioteca Municipal Érico Veríssimo

Capela Bom Jesus

Marco de Pedra da Construção da Barragem Maia Filho

Mini Museu Potreirinho

Mirante da SER Nova Jacuí

4.3. Rural / Cultural / Gastronômico:

Feira do Peixe

Pesca Esportiva / Pesque e pague

Romaria de Nossa Senhora dos Navegantes

Turismo Rural

 

4.4. Religioso:

O mês de fevereiro é marcado pelo maior evento religioso do Município e de toda região, a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, Padroeira de Salto do Jacuí, com procissão fluvial e terrestre, a qual ocorre e comemora-se mesmo antes da emancipação político-administrativa do município, há mais de 60 anos.

Da mesma forma, praticantes da religião Umbanda comemoram no dia 02 de fevereiro, a noite a Festa de Iemanjá, Rainha das Águas.

 

4.5. PrincipaisEventos: Rodeios Crioulos, Motonáutica, ExpoSalto, FestSalto, Mateada, Moto Acampamento, Romaria de Nossa Senhora dos Navegantes e Semana do Município.

 

  1. Equipamentos e Serviços Turísticos:

5.1. Serviços de Hospedagem:

Hotel Bela Vista:Quartos individuais e duplos, banheiros privativos, frigobar, TV, Sky, Internet Wifi, ventilador e ar condicionado, estacionamentoe garagem, café da manhã, Rua Bela Vista, nº 01, Bairro CEEE – e-mail jacuibelavista@gmail.com – Contato 553327 1176 / 55 996828561.

Hotel Cabanas: Quartos individuais, duplos e triplos, banheiros privativos,banheira de hidromassagem, TV, Sky, Internet Wifi, ar condicionado, frigobar, café da manhã, Estacionamento e garagem privativa – Rua Cenêncio Ferreira, nº 440, Bairro Harmonia –e-mail hchotelcabanas@gmail.com–Contato 55 33271430 – 55 996817639 –@hotelcabanas_

Jacuí Novo Hotel:Quartos individuais, duplos e triplos, banheiros privativos, TV, Internet Wifi, ar condicionado, frigobar, café da manhã, estacionamento – Avenida Pio XII, nº 922, Bairro Portão – e-mail jacuinovohotel@gmail.com – Contato: 55 33271298 997134755 –

Pousada dos Hirsch:Quartos com banheiros individuais, TV, Internet, cama box, geladeira e ar condicionado, estacionamento e garagem, café da manhã – Certificado Cadastur do Governo Federal – Avenida Balduino Bernhard (junto ao Balneário Municipal), Bairro Harmonia –e-mail pousadadoshirsc@gmail.com –Contato 55 996491464 – @pousadadoshirsch

Pousada dos Viajantes:Quartos individuais e duplos, banheiro individual e coletivo, TV, Wifi, ventilador e ar condicionado, sala comunitária, café da manhã – Avenida Pio XII, nº 3521, Bairro Harmonia – e-mail terebenhard@gmail.com – Contato 55 996243651

Pousada Jacuí:Quartos individuais, duplos e triplos, banheiros privativos, TV, Internet Wifi, ar condicionado, frigobar, café da manhã, estacionamento – Avenida Pio XII, nº 1769, Bairro Centro – Contato 55 997134755.

Pousada Nativa:Quartos e suítes com hidromassagem, banheiro privativo,café da manhã, piscina, camareira e espaço ao ar livre para descanso, estacionamento –Rua Guiomar Rodrigues da Silva, nº 140, Bairro Navegantes – Contato 55 991361727 – @pousada.nativa

Sítio Paraíso Urbano: Extensa área de camping junto ao Balneário Municipal com acesso ao Rio, cabanas completas, banheiros, piscina, natureza, estacionamento, Internet Wifi, café da manhã – Avenida Carlos Kottwitz, s/nº, Bairro Harmonia – Contato 51 993957317

 

5.2. Serviços de Alimentação:

Aterros Pub: Avenida Pio XII, s/nº, Bairro Harmonia – Contato 55 999410966 – @aterrospub

Cantina da Salete: Rua Lidovino Fonton, nº 61, Bairro Centro, e-mailsalete.rios12@hotmail.com – Contato 55 996617132 – @cantinadasalete

Cantinho do Lanche:Avenida Maia Filho, s/nº, Bairro Navegantes – Contato 55 997200449 / 999433921 – facebook.com/Cantinho-Do-Lanche

Churrascaria Ágata: Avenida Pio XII, nº 3580, Bairro Harmonia –Contato 55 3327 2265 / 55 999365813 – facebook.com/pages/Churrascaria-Agata

DC Burger: Avenida Pio XII, nº 1905, Bairro Centro – Contato 55996921468 – @dcburger_

Garagem da Pizza: Avenida Pio XII (anexo Posto Mapa), Bairro Centro –Contato 55 996626426 / 999310771 – @garagem_da_pizza_

Indústria da Pizza:Rua José Becker, nº 25 (anexo ao Industrial Pub), Bairro Navegantes – Contato 996648472 – @industriadapizzasjj

Industrial Pub:Esquina da Rua Nossa Senhora dos Navegantes com a Rua José Becker, nº 25, Bairro Navegantes – e-mail industrialpubcervejasespeciais@gmail.com – Contato 55 997085869 – @industrial_pub

JS Conteiner: Rua Hermogênio Cursino dos Santos, s/n, Bairro Menino Deus – Contato 55 999731900 – @jsconteiner

Nakazá Sushi Delivery: Contato 51 980122490 – e-mail: babisguarizi@hotmail.com – facebook.com/SushiDeliveryNakaza – @deliverysushinakaza

Nossa Cuca Padaria e Confeitaria: Avenida Pio XII, nº 2891, Bairro Harmonia – Contato 55 999887087 – @nossacucapadaria

Occa Restaurante: Avenida Pio XII, nº 2316, Bairro Centro – Contato 55 33271045 / 996769202 – @occa_restaurante

Padaria Docelândia: Rua Lidovino Fonton, nº59, Bairro Centro – Contato 55 33271502 – facebook.com/Docelandia

Padaria da Alemoa: Rua Capitão Joanes, nº 35, Bairro Menino Deus – Contato 55 996160229

Padaria e Confeitaria Delícias Catarinense: Avenida Pio XII, nº 1342, Bairro Centro – Contato 55 33271025

PanificadoraMuller: Rua Cruz Alta, nº 35, Bairro Centro – Contato 55 999917205

Pastelaria Ki Pastel:Avenida Pio XII, nº 1318, Bairro Centro – Contato 55 999956051 / 999083255 – facebook.com/Pastelaria-KI-Pastel

Pizzaria Veneza: Avenida Pio XII, nº 1537, Bairro Centro – Contato 55 33272025 / 999482025 – @veneza_salto

Restaurante Budega: Avenida Pio XII, nº 1244, Bairro Centro – e-mail budegasj@gmail.com – Contato 55 999046112 – @restaurantebudega

Salero Deck Bar: Avenida Pio XII, nº 3010, Bairro Menino Deus – Contato 55 999831012 – @salerodeckbar

Restaurante Casa Cheia: Avenida Pio XII, nº 1585, Bairro Centro – Contato 55 33271210 / 55 999143062

Restaurante Da Casa: Avenida Pio XII, nº 1951, Bairro Centro – Contato55 3327 2938 – facebook.com/RestaurantedaCasa

Restaurante do Balneário: Avenida Balduino Bernhard, Bairro Harmonia

Wedi Pastéis e Peixes: Avenida Pio XII, nº 1544, Bairro Centro – Contato 55 999493095 – facebook.com/pasteispeixeswedi

 

5.3. Centro de Informações Turísticas:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SALTO DO JACUÍ 55 33271400/1155

E-mail: comercio_turismo@saltodojacui.rs.gov.br

 

5.4. Telefones Úteis:

Prefeitura Municipal: 55 33271400

Câmara Municipal de Vereadores: 55 33271290

Disque Denúncia / Ouvidoria: 55 33271155

Conselho Tutelar: 55 33271195

Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar Social: 55 33272468

Secretaria Municipal de Educação e Cultura: 55 33271663

Secretaria Municipal de Obras e Trânsito: 55 33271440

CRAS: 55 33271299

SAMU: 192

NAAB: 55 996122016

Guincho: 55 33271719

Delegacia de Polícia Civil: 55 33271311

Brigada Militar:190 / 55 33271533 / 55 999283322

Hospital Municipal Dr. Aderbal Schneider: 55 33271458

Posto de Saúde ESF Navegantes: 55 33272717

Posto de Saúde ESF Portão: 55 33271090

Posto de Saúde ESF Harmonia: 55 33271198

Posto de Saúde ESF Cruzeiro: 55 33272710

Farmácia Básica: 55 33271547

Fórum: 55 33272944

Promotoria de Justiça: 55 33271186

 

5.5. Infraestrutura de Apoio Turístico:

NAVETur Turismo:e-mail: naveturismo@hotmail.com.br– @naveturluiz – Contato 55 33271939 / 996641115 / 981503743

Maninho Tur:e-mail: maninho_tur@hotmail.com – facebook.com/mauricio.vieira.3998 – Contato 55 999120500

Pilto Tur: facebook.com/plailton.pereira – Contato 55 981647738

Elegance Transportes:e-mail: elegancetransportes@bol.com.br – facebook.com/elegancetransportes – Contato 55 996226071

 

5.6. Pontos de Táxi:

César Santos Ortiz:Sinaleira – 55 999411626 / 991261369

Dorival de Matos:Avenida Pio XII, 2585 (ao lado do Person) – 55 33271640 / 999670291

Érico N. Mathias dos Santos:Igreja Católica Matriz – 55 999695891

Gilmar Pinto e Silva:Rodoviária – 55 999644942

Gilnei Vieira Schneider:55 996560406

José Maraceu Lamaison: 55 996714269

Moacir Danzmann:55 991361727

Neidimar Oliveira do Amaral:Praça Central – 55 99689943

Roberto Vicente: Sinaleira –55 996594281

Tomaz Saul Borba:Avenida Pio XII (em frente ao Sicredi) – 55 999743824

 

5.7. Comunicação:

Rádio Energia FM 89.7.

Rádio Geração FM 107.1.

Jornal Correio do Jacuí.

Zero Hora.

Correio do Povo.

Tribuna Espumoso.

Gazeta da Serra.

 

  1. Gastronomia:

6.1. Diversificada e trabalho em desenvolvimento referente a Gastronomia de Peixes com os serviços de alimentação local.

 

  1. Segurança:

7.1.Delegacia de Polícia Civil.

7.2.Brigada Militar.

7.3. Segurança Privada.

 

  1. Sistema de Abastecimento de Energia Elétrica:

8.1.CEEE- Geração e Transmissão.

8.2. Manutenção de rede realizada pela RGE em zona urbana.

8.3. Manutenção de rede realizada pela COPREL na zona rural.

 

  1. Sistema de Saúde:

9.1.Sistema Único de Saúde – SUS.

9.2.PróVida.

9.3.Unimed.

9.4.IPE.

9.5. Hospital Municipal Dr. Aderbal Schneider.

9.6.Posto de Saúde ESF Navegantes.

9.7. Posto de Saúde ESF Portão.

9.8. Posto de Saúde ESF Harmonia.

9.10.ESF Cruzeiro.

9.11.ESF Capão Bonito.

 

 

 

Skip to content