GARIMPO: Já totalizam nove Licenças assinadas pelo Prefeito

• PMSJ - AUT GARIMPO
  • Conquistas no ramo do Garimpo não param e vem sendo cada vez maiores em Salto do Jacuí. Nove LPIs já foram assinadas pelo Prefeito
  • Graças aos avanços no ramo do garimpo, só no mês de Agosto, duas Licença Prévia e de Instalação Unificada e duas Licenças de Operação foram assinadas, totalizando até o momento nove Licenças assinadas pelo Prefeito Municipal, Altenir Rodrigues da Silva (Nico), desde que o Município ganhou autonomia para liberação de até 5 hectares por área requerida.
  • Foram assinadas na última quarta-feira (26), na presença de empresários, funcionários e lideranças do garimpo, as seguintes LO:
  • * Teodoro Jair Dessbessell – 2,96 hectares;
  • * Valdomiro Nestor Camargo- 3,59 hectares, ambas no distrito de Julio Borges.
  • A partir dessas Licenças de operação, perante a legislação ambiental agora essas áreas estão aptas a trabalhar. O Prefeito, Nico fez questão de ir pessoalmente até o distrito de Júlio Borges, realizar no local o ato de assinatura das liberações. O Gestor foi recebido com muito carinho, sendo recepcionado com um almoço em comemoração a essa conquista.
  • Na ocasião, os empreendedores que tiveram suas licenças assinadas, agradeceram e falaram da importância da luta do Prefeito Altenir em prol do Garimpo de Salto do Jacuí: “Queremos agradecer o Prefeito por ter sido incansável na busca dessas melhorias, pois ele sempre esteve ao nosso lado e sem a determinação do Prefeito hoje essa conquista não seria possível e agradecer toda equipe do Meio Ambiente que estão de parabéns pois vem realizando um excelente trabalho” Enfatizou Valdomiro Nestor Camargo (Mirinho).
  • O Empresário Beto Bertolo, que também está sempre empenhado na luta pela regularização das atividades minerárias, parabenizou o Prefeito Nico por ele sempre estar ao lado da população: “É muito importante ter um Prefeito que se mantém ao lado do povo. Eu quero dizer que independente de partido político, o Nico sempre esteve ao nosso lado, nos protestos, nas reuniões, fazendo tratativas, sempre apoiando e lutando ao lado do povo” Disse Beto.
  • Desde Dezembro de 2014, as liberações Ambientais exigidas pela resolução nº 288/14 da Fepam, conseguiram ganhar mais agilidade, fazendo com que o Garimpo de Salto do Jacuí tenha mais respostas e menos esperas.
  • A Empresa Lucca & Silveira Consultoria Ambiental e Cia Ltda, que presta Assessoria Técnica no Planejamento e Execução de Atividades em Área Ambiental de Responsabilidade do Município, vem auxiliando o trabalho dos Profissionais do Setor de Meio Ambiente da cidade, e com esse trabalho de equipe, melhorias significativas vem acontecendo.
  • Antes as análises de Projetos que precisavam ser enviados para fora da cidade, causavam uma longa demora, agora como o próprio Município estando apto a aprovar a (LPI)- Licença Prévia e de Instalação Unificadas e a (LO)- Licença de Operação de até 5 hectares por área requerida, as coisas melhoraram muito para esses profissionais que antes estavam impossibilitados de trabalhar.
  • É importante ressaltar, que cada garimpo gera em média doze empregos e considerando que até o fim do ano pelo menos dez áreas estarão liberados, significa que teremos uma geração de no mínimo cento e vinte empregos garantidos.
  • Não resta dúvidas que as conquistas no ramo do Garimpo são concretas e que os objetivos vem sendo alcançados, beneficiando o Município.
    • Texto/Fotos:
    • Samanta Peres
    • Assessoria de Imprensa PMSJ
    • (55) 3327-1400/1448
    • [email protected]
Anterior CRIAÇÃO DE PEIXE EM BARRAGENS: Salto do Jacuí recebe apoio de secretarias estaduais