“Temos que pensar e trabalhar o turismo como um dos pilares de desenvolvimentos socioeconômico do Município”, disse o secretário Felipe em reunião com o COMTUR
O secretário municipal de Mineração, Indústria, Comércio, Turismo e Desporto, Felipe Rosa esteve reunido com o Conselho Municipal de Turismo de Salto do Jacuí (COMTUR), na sexta-feira, 30 de julho, com a presença de alguns conselheiros na Câmara de Vereadores e outros de forma virtual.
Na ocasião foi explanado sobre os trabalhos que a Secretaria vem realizando em conjunto com o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e do Alto da Serra do Botucaraí (COMAJA). Felipe relatou que o município já realizou no primeiro semestre a atualização do Diagnóstico Municipal de Turismo e já encaminhou ao Consórcio. No momento, a Secretaria está desenvolvendo o Plano de Ação de Desenvolvimento Turístico, que tem validade por dois anos, conforme exigências do Ministério do Turismo.
Os pontos turísticos existentes em Salto do Jacuí, a necessidade de investimentos em infraestrutura, acessibilidade e divulgação também foram debatidos.
Um dos pontos principais da reunião foi sobre a regionalização do turismo, que é uma realidade atual, sendo que o Município integra a Rota das Terras Encantadas.
Também teve destaque a eleição da diretoria do COMTUR, sendo eleita por unanimidade e senso comum, como presidente: Salete Beatriz Cardoso, vice-presidente: Catieli de Oliveira Telles, 1ª secretária: Poliana Tolotti Paranhos e 2º secretário: Nelmo Sebben.
A participação do Conselho é determinante para o desenvolvimento turístico e de realização do Plano de Trabalho Municipal de Turismo. É do COMTUR a competência de realizar apontamentos de pontos fortes e fracos estratégicos referentes ao turismo. “Esse é um dos requisitos primordiais para a regionalização do turismo, conforme critérios do Ministério do Turismo para que o município esteja apto a receber recursos federais e estaduais para o desenvolvimento dessa área”, explicou o secretário Felipe.
O momento foi muito rico, segundo Felipe, pois houve a manifestação do conselho sobre todos os assuntos, somando ainda mais à reunião. “É muito importante ter um conselho presente, com membros realmente ativos e participativos para o bem comum que é o desenvolvimento do turismo em nosso município”, enfatizou Felipe.
Durante a reunião, o secretário informou que o Município está com todos os documentos exigidos pelo Ministério do Turismo em dia, dentro dos prazos legais, para serem encaminhados para o COMAJA, para que Salto do Jacuí seja realmente um pólo turístico não somente regional. “Assim, consequentemente fortaleceremos o comércio local e a geração de emprego e renda. Temos que pensar e trabalhar o turismo como um dos pilares de desenvolvimentos socioeconômico do Município”, destacou Felipe Rosa.
Imprensa/Administração Municipal
Fotos: Secretaria Municipal