Salto do Jacuí tem 35 casos ativos de Covid-19. O Município que vinha registrando cerca de um caso por semana, viu após as festas de fim de ano, os registros subirem para uma média de 6 casos novos diariamente. De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Aline Mello, observou-se que os casos referiam a históricos de viagens, as pessoas voltaram doentes e contaminaram os familiares que aqui estavam.
A enfermeira informa que esse aumento exponencial de casos tem gerado impacto na oferta de serviços de saúde. “Pedimos que as pessoas sejam pacientes e mantenham-se tranquilas. Todos serão atendidos nas suas necessidades, seja vacina, teste ou avaliação profissional”, disse Aline. É importante lembrar, destaca Aline, que os profissionais da saúde também enfrentam o cansaço pois estão há dois anos na linha de frente no enfrentamento a pandemia.
A Secretaria Municipal de Saúde solicita às pessoas que estão com sintomas que entrem em contato com as unidades de saúde para que cada situação seja avaliada e tomada as devidas providências.
Na UBS Navegantes (teste rápido) por agendamento; no ESF Cruzeiro (teste rápido e PCR); no ESF Portão (teste rápido) por agendamento. Avaliações médicas para pessoas com sintomas ou que testaram positivo para Covid-19 podem ser realizadas: No ESF Portão, depois das 15 horas e no ESF Harmonia, depois das 15 horas. No Município não há registro de casos de internação por Covid a princípio são casos não graves.
Nesse momento, os testes de Covid-19 na rede pública municipal de saúde estão sendo direcionados a pessoas que apresentem sintomas. Segundo Aline são frequentes dor de cabeça, dor no corpo, mal estar e coriza. Ainda não se sabe que tipo de vírus está atuando pois depende de análise de laboratórios do Estado, esclarece a enfermeira.
O pedido é que as pessoas mantenham os cuidados necessários de usar máscara, manter o distanciamento social, higienizar com frequência as mãos e verifiquem suas situações vacinais.