Município sedia encontro de gestores da Educação

Na quinta-feira (27), o município de Salto do Jacuí foi o anfitrião da reunião mensal dos secretários municipais de Educação da Associação dos Municípios do Centro Serra, e o evento não poderia ter sido mais enriquecedor e inspirador. O encontro contou com reunião online com a diretoria da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, que trouxe orientações sobre projetos estaduais e federais, como o “Alfabetiza Tchê” e o “Mais Alfabetização”. Além disso, discutiram mudanças no programa Bolsa Família, o movimento “Alfabetiza 3º, 4º e 5º anos”, encontro nacional e o encontro regional de professores.

Destacando as boas práticas da área, a professora Catarina Lamaison, da rede municipal de ensino, apresentou o seu inspirador projeto de alfabetização intitulado “Menino Alfabeto”.

Após os debates, o grupo de gestores acompanhados da secretária de Educação e Cultura, Mariodete Boeno Pinto foi recebido para  o almoço pelo prefeito Ronaldo Moraes e pela primeira-dama, Terezinha Moraes, secretária de Trabalho e Ação Social. Ao lado deles, estavam o secretário de Mineração, Indústria, Comércio, Turismo e Desporto Felipe Rosa e as Soberanas do Município, a rainha, Bethina Salin e as princesas Ana Carolina Mascaranhas e Hérica Trento. Juntos, compartilharam um delicioso almoço, música ao vivo com Gláucia Mello, proporcionando um ambiente descontraído para estreitar os laços entre os gestores educacionais.

A tarde foi dedicada a explorar as belezas da cidade. A Rota Turística de Salto do Jacuí levou os participantes a locais encantadores, como o Monumento de Nossa Senhora dos Navegantes, a Pista de Rodeios Valdemar Pinto Bisognin e o relaxante Balneário Municipal. Outras paradas incluíram visitas à Equoterapia e às obras de revitalização do Balneário, além de conhecerem o Marco Histórico da inauguração da Barragem Maia Filho e a própria Barragem Maia Filho, que é um espetáculo da engenharia e o Mirante da SER Nova Jacuí.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Mariodete, ficou encantada com o encontro, que proporcionou aos municípios se unirem em busca de soluções para desafios educacionais. Além disso, ela ressaltou que o evento não apenas promoveu a troca de experiências na área educacional, mas também mostrou aos gestores a riqueza turística de Salto do Jacuí. Um convite  para que retornem com suas famílias e amigos para explorar todos os pontos turísticos que o Município tem a oferecer.

Neste evento estiveram presentes os secretários de Educação Braulio Speth de Tunas, Carlos Lyra de Lagoa Bonita do Sul, Alencar Borowski de Jacuizinho, Fabrício Pape de Arroio do Tigre, Fátima Francisquet de Lagoão, Christiane Castilhos de Estrela Velha, Stela Lawall de Cerro Branco, Sinéia Rech de Passa Sete, Diuli Francesquet de Ibarama, Cleura Minetto de Sobradinho e Nadiane Speth de Segredo.

Comunicação/Prefeitura de Salto do Jacuí
Fotos: Comunicação/Secretaria de educação/Secretaria de Turismo