“Ler é algo que nos modifica”, CLARA LUIZA MONTAGNER, patronesse da 3ª Feira do Livro de Salto do Jacuí

“Ler é algo que nos modifica”, CLARA LUIZA MONTAGNER, patronesse da 3ª Feira do Livro de Salto do Jacuí
A escritora e professora foi homenageada pela Administração Municipal. O prefeito Ronaldo Moraes destacou que é uma honra para o Município a professora Clara ter aceitado o convite.
Em seu pronunciamento na cerimônia de abertura da Feira, Clara agradeceu o convite e disse ser uma alegria estar em Salto do Jacuí que foi tema de seu primeiro livro publicado e local onde morou 20 anos, segundo ela, de uma etapa importante de sua vida. A patronesse acredita que o livro físico nunca vai sumir e que ele é diferente do livro digital, lembrando que que o gosto de manusear o livro é algo que se aprende desde criança. Clara lembrou a importância do evento e que nos tempos atuais as pessoas têm acesso a livros e incentivou a leitura: “Ler é algo que nos modifica”.
Licenciada em Letras – Português/Francês (1974) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Senhora Medianeira (atual Universidade Bandeirante de São Paulo); Especialista em Leitura e Produção Textual (2001) pela Universidade de Cruz Alta; Especialista em Educação a Distância (2007) pelo SENAC/RS. Professora aposentada, com experiência na docência de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Literatura Infantil e Redação; revisora de livros para impressão. Atualmente, dedica-se à pesquisa histórica regional. Membro da Academia dos Municípios do Rio Grande do Sul (ALMURS), cadeira nº 222, e da Academia Centro Serra de Letras, cadeira nº 3.
Patronesse da Feira do Livro de 2020 de Passa Sete;Destaque em 2017, em Educação e Cultura, pelo Rotary Clube; Patronesse da 22ª Feira do Livro de Sobradinho, em 2017; Troféu em reconhecimento do trabalho, profissão Educador, pela OSCIP VOCÊ MULHER, região Centro Serra, em Ibarama, 30 de novembro de 2013.
Livros publicados:
1. A origem histórica de Estrela Velha (RS): explicada para crianças (e também para jovens e adultos que já foram crianças). Porto Alegre: Evangraf, 2018.
2. Paróquia Sagrada Família, Arroio do Tigre: 100 anos de fé, cultura e trabalho. Porto Alegre: Evangraf, 2017.
3. No meio do caminho havia uma serra: Picada Botucaraí& História Regional. Porto Alegre: Martins Livreiro, 2017
4. Raízes italianas da região Centro-Serra (Org.) Porto Alegre: Evangraf, 2017.
5. A família Sebastiany no Centro Serra do Rio Grande do Sul. Sobradinho (RS): Centro Serra Editora, 2015.
6. ORIGENS: A busca pela origem e descendentes de GiacintoMontagner e dos irmãos Giovanni BattistaMontagner e Francesco Montagner. Tapera (RS): Gespi, 2014.
7. Estrela Velha: sua história, sua gente. Tapera (RS): Gespi, 2005.
8. Salto do Jacuí: de Potreirinho a Capital da Energia Elétrica. Tapera (RS): Gespi, 2005.
Possui participação em Gente & História: protagonistas do Centro Serra, volumes I e II, partilhando a organização de ambos com o escritor Hélio Scherer;150 Anos da Imigração Italiana no RS (imigração italiana em Sobradinho, Arroio do Tigre e Estrela Velha);Vertentes I, II e III;Construtores de História 2: famílias italianas do Brasil;Fatos, histórias e contos do meu município e Meu município fonte de inspiração, ambos da ALMURS;Enciclopédia dos Municípios do Rio Grande do Sul. CD-ROM. Porto Alegre: ALMURS, 2006.
Pode ser uma imagem de 4 pessoas, pessoas em pé e área interna
Anterior Abertura da Feira do Livro

Endereço: Avenida Hermogêno Cursino dos Santos, 342

Menino Deus, CEP: 99440-000 Salto do Jacuí – RS

Expediente:

De segunda a sexta-feira

Manhâ: Das 08h às 11h30

Tarde: Das 13h30 às 17h

© 2023 Prefeitura Municipal Salto do Jacuí. Desenvolvido por Projetos & Assessoria - Todos os direitos reservados

Pular para o conteúdo