Abertura da Feira do Livro

A cerimônia de abertura da 3ª edição da Feira do Livro de Salto do Jacuí foi realizada na manhã de hoje (10/05) no Sindicato dos Servidores Municipais. Na presença de autoridades, professores, monitores e estudantes foi homenageada a patronesse da Feira, a professora e escritora Clara Montagner. Em seu pronunciamento, Clara agradeceu o convite e disse ser uma alegria estar em Salto do Jacuí que foi tema de seu primeiro livro publicado e local onde morou 20 anos, segundo ela, de uma etapa importante de sua vida. A patronesse acredita que o livro físico nunca vai sumir e que ele é diferente do livro digital, lembrando que que o gosto de manusear o livro é algo que se aprende desde criança. Clara lembrou a importância do evento e que nos tempos atuais as pessoas têm acesso a livros e incentivou aleitura: “Ler é algo que nos modifica”.
A secretária de Educação e Cultura, Josnéia Camillo disse estar feliz em poder retomar a realização da Feira do Livro depois da pandemia. “Sou apaixonada por livros e sempre incentivei meus alunos a lerem. A leitura é fundamental, ela nos prepara para os estudos, para o trabalho, para a vida”, enfatizou a secretária.
O prefeito Ronaldo Moraes, parabenizou a SMEC pela realização do evento e agradeceu a patronesse Clara Montagner que aceitou o convite abrilhantando o evento. “A Administração Municipal sempre irá apoiar eventos que enriquecem a educação e a cultura. Nossas ações são voltadas para oferecer as melhores condições para a realização dos trabalhos na área da educação”, disse o prefeito.
Após a cerimônia, a patronesse da Feira, Clara Montagner realizou uma oficina com os estudantes, na oportunidade ela contou os principais fatos da história de Salto do Jacuí e, a partir desse relato, os alunos foram incentivados a criaram seus próprios livros, escrevendo e desenhando a história do Município que este ano completa 40 anos.
A programação segue hoje e amanhã no Sindicato com feira de livros para venda e brinquedos infláveis gratuitos para as crianças.
Hoje, às 14h30min., acontece um bate-papo com os membros da Academia Centro Serra de Letras, na Câmara Municipal de Vereadores.
Na quarta-feira, às 9h30min. haverá apresentação da peça teatral “Hashtag se liga” com a equipe teatral “Cultura na Estrada”, do SESC. À tarde, a equipe teatral apresenta “A cigarra e a formiga”, na Câmara Municipal de Vereadores.
Imprensa/Administração Municipal
Anterior Pessoas que devem comparecer na Junta Militar de Salto do Jacuí