Escolas municipais oportunizam reforço escolar

Escolas municipais oportunizam reforço escolar
A pandemia causou impactos na educação. O período de estudo remoto não foi igual para todos os estudantes. Muitos não conseguiram desenvolver todo o seu potencial realizando as tarefas longe dos bancos escolares e do contato direto com o educador. Para os alunos das series iniciais do ensino fundamental que apresentaram dificuldades no aprendizado no retorno às aulas presencias a Secretaria Municipal de Educação e Cultura está oferecendo os plantões pedagógicos conhecidos como reforço escolar. A atividade é desenvolvida em turno oposto ao da aula regular.
O trabalho está sendo realizado com sucesso nas escolas da rede municipal de ensino. A secretária de educação, Josnéia Camillo relata que o reforço escolar é um apoio aos alunos e aos professores. “Estamos preocupados com a defasagem no aprendizado que ocorreu durante a pandemia. Queremos que os alunos tenham a oportunidade de aprender mais. É visível que os plantões pedagógicos estão com apresentando bons resultados fazendo a diferença no rendimento escolar dos alunos e auxiliando os professores em sala de aula”, explicou Josnéia.
Na Escola Siegfried Heuser, a professora, Catieli Fiuza, pedagoga pós-graduada em psicopedagogia clínica e institucional relata que com o retorno presencial das aulas os educadores se deparam com a realidade de crianças não alfabetizadas. “Em casa, parte de nossos alunos encontraram dificuldade no aprendizado. Há casos em que a família não tinha conhecimento para auxiliar nas atividades e muitos não têm acesso à internet”, explicou Catieli, professora que atua no reforço escolar.
Hoje, 30 alunos do 1º ao 5º ano da Escola Siegfried participam das aulas de reforço divididos em grupos pequenos. São duas horas semanais em que realizam diversas atividades, incluindo jogos educativos em computadores, para o desenvolvimento da alfabetização na parte escrita e falada. Elis dos Santos, mãe das alunas Évelin e Natali diz que o reforço tem auxiliado as meninas a aprenderem melhor. “Elas gostam de vir na aula. A gente vê que ajuda muito”, disse Elis.
O brilho nos olhos do aluno Lucas, unindo as vogais e pronunciando as pequenas palavras enche o coração de alegria. “Eu gosto das folhinhas. Quero aprender a ler”, diz Lucas orgulhoso das conquistas que já fez. Diante das palavras do aluno, Catieli disse estar realizada com o trabalho que está realizando e que transborda de alegria quando vê os alunos lendo.
A diretora da Escola Vanusa Graminho salienta a importância do apoio pedagógico no retorno presencial, pois muitos alunos apresentaram dificuldades em realizar as atividades escolares. Ela explica que em sala de aula, a professora precisa atender uma turma com muitos estudantes e o reforço vem auxiliar no atendimento mais individualizado tão necessário. “O progresso dos alunos é visível. A demanda por participar do reforço escolar é grande. A assiduidade dos alunos, em frequentar as aulas no turno inverso, demonstra que há resultado e que os pais estão aprovando o trabalho”, disse a diretora.
Imprensa/Administração Municipal
Anterior Pacientes com ELA passam a ter protocolo de atendimento no RS