Escolas Municipais de Salto do Jacuí estão recolhendo o descarte de óleo de cozinha usado
Sabe aquele óleo de cozinha que você já utilizou e não sabe como jogar fora? Tem uma solução
A partir de agora, todas as escolas municipais de Salto do Jacuí estarão recebendo óleos de cozinha descartados corretamente.
O óleo deve ser descartado já frio e colocado em um recipiente limpo, como uma garrafa pet, e levado até uma escola municipal onde será encaminhado para a empresa WM Coleta de Óleo Vegetal.
Além de ajudar a natureza, as escolas irão trocar o óleo recolhido por valores a serem revertidos em recursos pedagógicos para as instituições. Segundo a Secretária Municipal de Educação, Josnéia Camillo, “a iniciativa é de grande importância para a natureza e também para o envolvimento das escolas, promovendo a colaboração da comunidade juntamente com as instituições”.
O descarte correto de resíduos orgânicos, como o óleo saturado, é uma iniciativa promissora na contribuição e preservação do meio ambiente. O óleo saturado, quando aquecido a altas temperaturas para a fritura de alimentos, tende a se tornar mais denso e perder suas propriedades no decorrer da sua utilização. Quando é descartado incorretamente, sendo colocado no lixo ou até mesmo no ralo da pia, contamina o solo e a água e pode ocasionar o entupimento das tubulações de esgoto doméstico. Além disso, quando é jogado pelo ralo da pia e chega aos rios, o óleo prejudica consideravelmente a saúde da vida aquática, provocando interferências no ambiente.
Dessa maneira, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Salto do Jacuí firmou uma parceria com a W M Coleta de Óleo Vegetal e Gordura Animal. A empresa, através da parceria, possibilitará que a população de Salto do Jacuí contribua significativamente com a preservação do meio ambiente fazendo o descarte correto do óleo saturado. A WM fará um relatório anualmente para as entidades contribuintes, comprovando que o óleo entregue pela população está sendo descartado de maneira correta, sem poluir o meio ambiente.