Descarte irregular de lixo
Área na Maia Filho e acesso à Terra Indígena são do Estado
Município aguarda retorno da SEMA para tomar providências em conjunto
O descarte irregular de lixo na estrada que dá acesso a Terra Indígena Mbyá Guarani e em área da Avenida Maia Filho segue causando indignação e polêmica. A Administração Municipal de Salto do Jacuí em mais de uma ocasião fez a limpeza nos locais, grupos de voluntários também realizaram atividades de recolhimento, mas o resultado é sempre o mesmo: mais e mais lixo – de todo tipo – segue sendo depositado de forma ilegal nesses locais ocasionando danos e passivos ambientais.
Preocupado com a situação que se repete, em que as ações de recolhimento e limpeza são quase nulas em função da rapidez com que as áreas são novamente ocupadas por lixo, o prefeito municipal Ronaldo Moraes e o secretário municipal de Administração e Meio Ambiente, Luciano Ramos Barros buscam alternativas para que haja uma solução definitiva.
O Município foi verificar de quem é a propriedade legal desses imóveis para que sejam tomadas providências em conjunto para solucionar essas situações. O que se apurou é que as áreas em questão são de propriedade do Estado do Grande do Sul. Respondendo ao Município, o Estado disse que abriu processo administrativo solicitando manifestação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura Estadual quanto as providencias que serão tomadas.
Essas atitudes demonstram uma total falta de conscientização diante das catástrofes que estamos vivendo por não respeitarmos a natureza que além de trazer prejuízos ao meio ambiente, pode caracterizar a proliferação de doenças, em prejuízo à população. O depósito de lixo na área não apenas é contrário aos esforços de preservação do local, como também representa a prática de possíveis infrações administrativas e criminais.
A medida mais eficaz para o combate à degradação ambiental ainda é a conscientização dos munícipes com o meio ambiente. Por tudo isso, a Administração Municipal pede a colaboração de todos, de modo a não realizar descartes de lixo em locais impróprios, sendo que, em qualquer dúvida, o Departamento Municipal de Meio Ambiente está à disposição para esclarecimentos.
A Prefeitura de Salto do Jacuí informa que está realizando processo de licenciamento de uma área no Distrito Industrial para descarte regular destinado exclusivamente para restos de materiais de construção e poda.
Comunicação/Prefeitura Municipal