Dengue
Número de casos cresceram 400% no RS em 2022
Secretaria Municipal de Saúde alerta comunidade e pede colaboração
Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, no ano de 2022, houve um crescimento de mais de 400% dos casos de Dengue no RS. O objetivo do trabalho realizado agora, junto aos municípios, é para que os casos não aumentem ainda mais neste ano de 2023.
A Vigilância Ambiental e as Agendes de Combate a Dengue e Endemias do Município alertam que para frear o aumento dos casos é preciso contar com a ajuda da população com a eliminação de criadouros do mosquito transmissor da dengue.
Para evitar a doença cada cidadão deve se comprometer em eliminar criadouros como pneus parados, recipientes que fazem a captação da chuva, piscinas devem ser mantidas limpas e também observar os ralos de banheiros. Outra preocupação da Vigilância Ambiental são os lixos acumulados em vias públicas, como copos descartáveis e garrafas, por exemplo, que quando expostos nas lixeiras têm um grande potencial de se tornarem um enorme criadouro do mosquito.
A Dengue pode matar
Se você viajou para locais infestados pelo mosquito ou apresenta sinais e sintomas como: febre, dor atrás dos olhos, náuseas, vômitos, manchas avermelhadas e dor nas articulações procure a unidade de saúde mais próxima da sua residência.
A Dengue é uma doença totalmente evitável basta ter cuidado e usar repelentes (principalmente se você for gestante).