Consulta Popular
Precisamos dos votos de 2% dos eleitores para conseguir recursos
O prazo para votação da Consulta Popular encerra em 15 de dezembro. Conforme o secretário de Mineração, Indústria, Comércio, Turismo e Desporto, Felipe Rosa serão beneficiados apenas os municípios que tiverem maior participação no processo. O índice de participação mínima exigida é de 2% do número de eleitores de cada cidade. “Convidamos à população que vote. A participação de cada cidadão é muito importante para alcançarmos os recursos”, explicou Felipe.
A escolha dos projetos prioritários da Consulta Popular 2021 podem ser realizadas por meio do site consultapopular.rs.gov.br ou do aplicativo Colab. Para participar do processo é necessário possuir título de eleitor. A votação pode ser feita clicando https://consultas.colab.re/consultapopular.
É necessário preencher um formulário e se cadastrar na plataforma para ter direito ao voto.
A Consulta Popular é o processo em que o povo gaúcho define diretamente onde será designado, em sua região, parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado.
De acordo com o Conselho Regional de Desenvolvimento/ Corede Alto Jacuí, o qual Salto do Jacuí integra, quatro propostas estão na cédula e os eleitores podem votar apenas em uma demanda:
1 Estruturação de uma incubadora tecnológica regional, em Cruz Alta, com a finalidade de apoiar o desenvolvimento de novas atividades empresariais em nossa região;
2 Internet no meio rural;
3 Distribuição regional de insumos agrícolas para pequenos e médios agricultores;
4 Sinalização turística nas cidades da região do COREDE.