Alfabetização em foco
Município inicia formação do Compromisso Nacional
A SMEC realizou a primeira formação referente ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada que traz uma nova política de alfabetização que busca assegurar que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental, além da recomposição das aprendizagens, com fico na alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º anos afetadas pela pandemia.
A articuladora municipal do Programa, Glaucia Mello Farias Mota explica que o MEC, idealizador da política nacional, oferecerá apoio técnico e financeiro às redes de ensino que é realizado em forma colaborativa com estados e municípios que também possuem responsabilidades. Ela enfatiza, que o Compromisso prevê que cada escola tem autonomia para pensar uma nova política educacional e desenvolver a alfabetização de acordo com a sua realidade.
As diretoras, vice-diretores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais que possuem 1º e 2º anos foram os primeiros a receber informações sobre o programa e conhecer a plataforma de formação que é online da articuladora municipal. Glaucia informa que nesse primeiro momento o foco está voltado à meta de alfabetizar é alfabetizar 100% das crianças brasileiras até o final do 2° ano do Ensino Fundamental. O próximo passo é a formação para professores de 1º e 2º anos no dia 20 de fevereiro.
EIXOS — Em regime de colaboração federativo, o Compromisso vai ser operacionalizado por meio de cinco eixos, com responsabilidades distintas para MEC, estados e municípios:
- Gestão e Governança: oferecer bolsas para a implementação local das iniciativas e garantir que 100% das redes elaborem e publiquem sua política territorial em até 90 dias após a adesão ao Compromisso.
- Formação: garantir que 100% das redes de ensino implementem sua Política de Formação de Gestores(as) Escolares e sua Política de Formação de Professores(as) Alfabetizadores(as).
- Infraestrutura Física e Pedagógica: garantir que 100% das redes de ensino disponham de material didático complementar para a alfabetização, material pedagógico de apoio aos docentes da educação infantil e espaços de incentivo a práticas da leitura apropriados à faixa etária e ao contexto sociocultural, ao gênero e ao pertencimento étnico-racial dos educandos.
- Reconhecimento de Boas Práticas: identificar, reconhecer, premiar e disseminar práticas pedagógicas e de gestão exitosas no campo da garantia do direito à alfabetização.
- Sistema de Avaliação: promover a articulação entre os sistemas de avaliação educacional da educação básica, para a tomada de decisões de gestão no âmbito da rede de ensino, da escola e do processo de ensino-aprendizagem e disponibilização de instrumentos diversificados de avaliação da aprendizagem dos educandos.