Aglomeração é crime
Autoridades se reúnem para debater intensificação de fiscalização em função da pandemia
Os casos de Covid-19 voltaram a aumentar em todo o Estado, lotando novamente hospitais e UTIs. Em Salto do Jacuí foram registrados 20 casos novos da doença em um dia, conforme informativo divulgado em 02 de junho.
Hoje, o prefeito, Ronaldo Moraes realizou reunião com autoridades municipais para debater a intensificação e monitoramento das ações de fiscalização com a finalidade de coibir as atividades e condutas incompatíveis com o combate à pandemia da Covid-19 no Município. Estiveram presentes na ocasião o promotor de justiça, Heráclito de Mota Barreto Neto, a delegada de Polícia Civil, Jaqueline Siqueira Pellegrini, a presidente da Câmara Municipal de vereadores, Priscila Tramontini Spacil, o secretário municipal de Saúde, Silmar Rodrigues, o comandante da Brigada Militar, tenente Luciano da Silva Julião, o secretário municipal de Mineração, Indústria, Comércio, Turismo e Desporto, Felipe Rosa, o presidente do Conselho Pró-Segurança Pública, Ressoli de Matos, a coordenadora Municipal de Saúde, Marta Petri, representante da ACIS/CDL, Luciana Bertolin e ouvidor geral do Município, Diogo Pellenz.
Ronaldo destacou que a Administração Municipal está ciente e preocupada com a maneira com alguns comportamentos contrários ao combate da pandemia, principalmente aos fins de semana. “Queremos promover atividades e ações integradas de fiscalização, das penalidades com base na legislação vigente, orientando e fiscalizando com maior intensidade, evitando assim a propagação do vírus bem como atuando na promoção, proteção e recuperação da saúde pública.”, disse o prefeito.
A sugestão de uma ação integrada entre a Secretaria Municipal de Saúde, Brigada Militar e Polícia Civil foi aprovada por todos. Na ocasião, o promotor de justiça lembrou que aglomeração configura crime e que deve sim ser coibida e responsabilizada.
A Administração Municipal está estudando um novo decreto que deve ser publicado no início a próxima semana com medidas que restrinjam ações que não estejam de acordo com as normas da vigilância sanitária.
Imprensa/Prefeitura Municipal