2ª Conferência Estadual de Turismo
“Nós queremos escrever uma nova página sobre turismo na história de Salto do Jacuí”, enfatizou Felipe Rosa, secretário municipal
O secretário municipal de Mineração, Indústria, Comércio, Turismo e Desporto, Felipe Rosa está participando da 2ª Conferência Estadual de Turismo, que reúne representantes públicos e do meio empresarial turístico, busca traçar diretrizes para os próximos anos do setor gaúcho e elaborar uma nova versão do Plano Diretor de Turismo. Durante a programação, os participantes estão sendo apresentados ao cenário do ramo e à visão da atual gestão da Secretaria de Turismo (Setur) para o crescimento do setor no Rio Grande do Sul. Também participam de oficinas e estão conferindo exemplos de sucesso de turismo no Estado e em outros lugares, como Portugal.
“Nós queremos escrever uma nova página sobre turismo na história de Salto do Jacuí e, estamos trabalhando para isso. O turismo só ocorre de forma conjunta. De forma inovadora e sem medo de arriscar. Ir em busca de dados, de informações, através de pesquisas com o público local e regional, o que é extremamente necessário para o planejamento e realizar os fomentos, incentivos e realizações turísticas necessárias de acordo com a demanda e necessidade real do turista, através de uma governança pública/privada”, destaco Felipe. A Conferência teve início na terça, no Recanto Maestro, em Restinga Sêca e segue até a manhã de quinta (25/05).
A Conferência, explica Felipe tem ainda o objetivo de unir os municípios para trabalhar de forma conjunta, considerando a necessidade desta união tendo o Estado como parceiro e fomentador a fim de otimizar os recursos públicos, dobrando o PIB de 4% para 8% em um tempo mais célere, realizando estudos técnicos, com investimentos planejados, uma vez que o Estado é composto por muitos municípios ricos em natureza, cultura e demais fatores essenciais para tornar o Estado único e um diferencial turístico.
O evento oportuniza os municípios a buscarem meios para desenvolver suas regiões de acordo com a realidade de cada local, através de um turismo inclusivo, levando em consideração que mais de 25% dos empreendimentos no Estado atualmente fazem parte direta do trade turístico. “As palestras do dia ofertaram conhecimento sobre projetos, formas de financiamentos como o Fungetur para obras de infraestrutura, da possibilidade do Avançar 2, neste ano, fornecendo recursos aos municípios gaúchos ao turismo”, explica o secretário.
Um dos pontos mais tocados, relata Felipe, se refere a promoções e eventos realizados e a serem realizados em cada município, o apoio que possuem do Estado para a realização dos mesmos, uma vez que movimenta o município, movimenta municípios vizinhos, a rota turística a qual pertence e consecutivamente o próprio Estado.
“Muitos outros assuntos foram abordados como a atuação conjunta das secretarias uma vez que o turismo é transversal, sendo extremamente necessário o trabalho de forma conjunta. No mesmo sentido que realizamos em nosso município, por exemplo”, finalizou Felipe.
No primeiro dia de Conferência, a presença do secretário de Estado de Turismo, Vilson Covatti, secretário de Estado de Esporte e Lazer, Danrlei de Deus, secretária adjunta de Obras Públicas do Estado, Zilá Breitenbach entre outras autoridades.
Hoje, o vice-governador Gabriel Souza é o palestrante. O dia é marcado também por palestras e oficinas que serão realizadas a tarde com o objetivo de formar grupos para debater o Plano de Trabalho de Turismo do Estado.
ário
Comunicação/Prefeitura de Salto do Jacuí