Secretário Felipe Rosa participa da 2ª Conferência Estadual de Turismo

2ª Conferência Estadual de Turismo

“Nós queremos escrever uma nova página sobre turismo na história de Salto do Jacuí”, enfatizou Felipe Rosa, secretário municipal

O secretário municipal de Mineração, Indústria, Comércio, Turismo e Desporto, Felipe Rosa está participando da 2ª Conferência Estadual de Turismo, que reúne representantes públicos e do meio empresarial turístico, busca traçar diretrizes para os próximos anos do setor gaúcho e elaborar uma nova versão do Plano Diretor de Turismo. Durante a programação, os participantes estão sendo apresentados ao cenário do ramo e à visão da atual gestão da Secretaria de Turismo (Setur) para o crescimento do setor no Rio Grande do Sul. Também participam de oficinas e estão conferindo exemplos de sucesso de turismo no Estado e em outros lugares, como Portugal.

“Nós queremos escrever uma nova página sobre turismo na história de Salto do Jacuí e, estamos trabalhando para isso. O turismo só ocorre de forma conjunta. De forma inovadora e sem medo de arriscar. Ir em busca de dados, de informações, através de pesquisas com o público local e regional, o que é extremamente necessário para o planejamento e realizar os fomentos, incentivos e realizações turísticas necessárias de acordo com a demanda e necessidade real do turista, através de uma governança pública/privada”, destaco Felipe. A Conferência teve início na terça, no Recanto Maestro, em Restinga Sêca e segue até a manhã de quinta (25/05).

A Conferência, explica Felipe tem ainda o objetivo de unir os municípios para trabalhar de forma conjunta, considerando a necessidade desta união tendo o Estado como parceiro e fomentador a fim de otimizar os recursos públicos, dobrando o PIB de 4% para 8% em um tempo mais célere, realizando estudos técnicos, com investimentos planejados, uma vez que o Estado é composto por muitos municípios ricos em natureza, cultura e demais fatores essenciais para tornar o Estado único e um diferencial turístico.

O evento oportuniza os municípios a buscarem meios para desenvolver suas regiões de acordo com a realidade de cada local, através de um turismo inclusivo, levando em consideração que mais de 25% dos empreendimentos no Estado atualmente fazem parte direta do trade turístico. “As palestras do dia ofertaram conhecimento sobre projetos, formas de financiamentos como o Fungetur para obras de infraestrutura, da possibilidade do Avançar 2, neste ano, fornecendo recursos aos municípios gaúchos ao turismo”, explica o secretário.

Um dos pontos mais tocados, relata Felipe, se refere a promoções e eventos realizados e a serem realizados em cada município, o apoio que possuem do Estado para a realização dos mesmos, uma vez que movimenta o município, movimenta municípios vizinhos, a rota turística a qual pertence e consecutivamente o próprio Estado.

“Muitos outros assuntos foram abordados como a atuação conjunta das secretarias uma vez que o turismo é transversal, sendo extremamente necessário o trabalho de forma conjunta. No mesmo sentido que realizamos em nosso município, por exemplo”, finalizou Felipe.

No primeiro dia de Conferência, a presença do secretário de Estado de Turismo, Vilson Covatti, secretário de Estado de Esporte e Lazer, Danrlei de Deus, secretária adjunta de Obras Públicas do Estado, Zilá Breitenbach entre outras autoridades.

Hoje, o vice-governador Gabriel Souza é o palestrante. O dia é marcado também por palestras e oficinas que serão realizadas a tarde com o objetivo de formar grupos para debater o Plano de Trabalho de Turismo do Estado.

ário

Comunicação/Prefeitura de Salto do Jacuí