Chamar a atenção para a importância dos cuidados com a saúde mental foi o objetivo de um uma série de atividades realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar Social.
As atividades envolveram profissionais que trabalham junto a atenção básica que alertaram que os problemas referentes a ansiedade, depressão, síndrome do pânico e outros transtornos mentais causados pelo uso abusivo de álcool e outras drogas estão com um índice cada vez maior em nosso Município assim como a nível mundial.
As temáticas de todos os ESF’s foram “Os Cuidados em Saúde Mental: As Medicações E Seu Uso para Fins Terapêuticos”. Nosso intuito, explica o psicólogo Luiz Felipe Amaral, é chamar atenção da população que faz parte dos ESFs, para questões psicológicas. “Uma dor no corpo é examinada e localizada e assim realizado um tratamento, porém as questões que afetam a alma humana necessitam de um outro olhar que é o acolhimento, a escuta e o diálogo”.
De acordo com o psicólogo falar de uma tristeza ou de um fator ansioso ajuda em muitos momentos direcionar essa dor, ou seja, buscar outros caminhos que podem levar ao bem-estar e não a coisas negativas.
Às atividades foram realizadas na ESF- Rural, com a Dr.ª Letícia de Bortoli e psicólogo Luiz Felipe Amaral, na ESF Portão com a Dr.ª Maria Isabella Ferreira Neves, enfermeiro Felipe Carvalho Antony e psicólogo Luiz Felipe Amaral, na ESF Harmonia com o Dr. Fábio Ferreira de Oliveira e psicólogo Luiz Felipe Amaral e no ESF Cruzeiro com a Dr.ª Letícia de Bortoli, enfermeira Ariane Bernardes, psicólogos Bruna Silva Santos e Luiz Felipe Amaral e assistente social Marina Somavilla.
Busque ajuda:
Em Salto do Jacuí, a população conta com atendimento psiquiátrico, com encaminhamento realizado após avaliação de médicos dos Esfs, psicólogos e assistente social do NAAB.
A Saúde, via NAAB, oportuniza ainda oficinas de Reiki, Auriculoterapia, Artesanato e Dança. Para participar procure a equipe do NAAB, psicólogos e assistentes sociais.
O NAAB também realiza ainda encaminhamentos de internações psiquiátricas e por uso de drogas e álcool. O serviço de psicologia está junto ao NAAB sendo necessário encaminhamento médico.
O Janeiro Branco tem como proposta chamar atenção para os problemas de saúde mental, que podem ser trabalhados e ressignificados, assim dando a possibilidade de cada pessoa reescrever uma página em branco como novos capítulos.