Tecnologia garante agilidade e segurança na Saúde

Tecnologia
Prontuários em nosso Município estão em Nuvem, o que garante total disponibilidade em tempo integral, agilidade no acesso e segurança dos dados armazenados, sendo que neste banco de dados estão cadastrados mais de 90% da população de Salto do Jacuí. Sistema permite ainda que agentes comunitários de saúde enviem informações dos pacientes e das visitas rapidamente ao banco de dados do Município e do Ministério da Saúde e o acompanhamento das visitas dos agentes comunitários através do mapa de localização.
Visando as melhorias e evoluções necessárias ao correto funcionamento de toda a infraestrutura dos serviços de saúde a Administração Municipal aderiu e implantou no em Salto do Jacuí novas ferramentas e serviços na Secretaria Municipal de Saúde.
Na grande maioria dos municípios do Rio Grande do Sul, o prontuário eletrônico é armazenado em servidores locais, gerando instabilidades, quedas e até mesmo indisponibilidade de acesso ao prontuário eletrônico e-Sus. Agora, o prontuário em nosso Município está em Nuvem, o que garante total disponibilidade em tempo integral, agilidade no acesso e segurança dos dados armazenados, sendo que neste banco de dados estão cadastrados e possuem seus prontuários mais de 90% da população de Salto do Jacuí.
Com essas novas ferramentas vieram novos equipamentos para as unidades de saúde, treinamento e capacitação dos profissionais, fornecimento de tablets de última geração para os agentes comunitários de saúde e treinamento no sistema e-Sus território.
Com essas inovações os agentes de saúde agora fazem a sincronização, ou seja, envio das informações ao Ministério da Saúde quase que instantaneamente, fazendo com que as informações dos pacientes e das visitas cheguem o quanto antes ao banco de dados do Município e do Ministério.
As inovações não param por aí, com o acesso em Nuvem ao sistema, os agentes comunitários de saúde podem fazer a sincronização de qualquer lugar que possua internet, facilitando e agilizando seu trabalho. Com o acesso via web ao prontuário eletrônico, os médicos e toda a equipe dos ESF podem acessar o prontuário de onde estiverem não havendo mais a necessidade de estar em um computador ou local específico. Inclusive o sistema permite agora o acompanhamento das visitas das agentes comunitárias através do mapa de localização.