Setembro Amarelo – Você não está sozinho!

Setembro Amarelo
“Você não está sozinho! Se você está passando por dificuldades, sentindo-se triste, depressivo procure ajuda! Nós estamos aqui!”, esse é o recado que a equipe do NAAB está passando no pedágio informativo que está sendo realizado na manhã de hoje (29/09). A atividade integra o Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio e valorização da vida.
Um panfleto alertando que o suicídio está entre as principais causas de mortalidade no Brasil e no mundo, fatores de risco, sinais de alerta e informações sobre os serviços oferecidos pelo NAAB estão sendo entregues a motoristas e pedestres que passam pela Avenida Pio XII.
A coordenadora do NAAB, Lúcia Schavetock lembra que a finalidade é a prevenção do suicídio e levar conhecimento à população dos serviços do NAAB para que elas não sintam-se só e busquem ajuda quando precisarem”, destacou.
O Rio Grande do Sul é o estado com maior índice de suicídios no país. Em 2020, ano mais recente com os dados já fechados, houve uma média de quase quatro dessas ocorrências por dia, conforme informações divulgadas pelo Comitê Estadual de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, presidido pela Secretaria da Saúde (SES).
➡️O Núcleo de Apoio a Atenção Básica (NAAB) é um programa destinado a apoiar a atenção básica nas ações de saúde mental. O Núcleo conta com psicólogo, assistente social, além de oferecer oficinas terapêuticas de reiki, auricultoterapia, artesanato e Hip-Hop.
➡️Para agendar atendimento com profissionais a pessoa deve se dirigir ao NAAB, na rua Lidovino Fonton ou entrar em contato pelo telefone (55) 99659-4024.
Falar sobre suicídio foi um tabu por muito tempo e ainda hoje é um tema que encontra resistência. No entanto, sabe-se que primeira medida preventiva é a educação, possibilitando que as pessoas possam ter acesso a recursos de prevenção.
Saber quais as principais causas e as formas de ajudar pode ser o primeiro passo para reduzir as taxas de suicídio.
As razões podem ser bem diferentes, porém muito mais gente do que se imagina já pensou em suicídio. Podemos ficar atentos ao Isolamento, mudanças marcantes de hábitos, perda de interesse por atividades de que gostava, não mostrar esperança par ao futuro, casos de doenças psiquiátricas, sentimentos de culpa, vergonha, ódio ou não sentir valor por si próprio, perda recente importante, histórico familiar de suicídio, comportamento autodestrutivo, descuido com aparência, piora do desempenho na escola ou no trabalho, alterações no sono e no apetite, frases como “preferia estar morto” ou “quero desaparecer” são alguns dos sinais que podem indicar necessidade de ajuda.
Imprensa/Administração Municipal
Anterior Boletim informativo de vacinação (28/09/22)