Setembro Amarelo – Se precisar, peça ajuda

Setembro Amarelo
Saúde mental e prevenção do suicídio foram temas abordados em evento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, na noite de sexta (22/09), na Câmara de Vereadores, que contou com grande público.
Na abertura, a secretária Maria de Fátima Aravites lembrou que o mês de setembro é marcado pela campanha Setembro Amarelo, uma iniciativa que busca conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção do suicídio e da promoção da saúde mental. A cada ano, milhões de pessoas em todo o mundo enfrentam desafios em sua saúde mental, e é crucial que aprendamos a cuidar de nossa própria saúde mental e daqueles ao nosso redor. “É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda”, ressaltou Maria.
Ela informou que o suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo. De acordo com pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde, em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
A equipe do Núcleo de Apoio a Atenção Básica falou sobre os trabalhos realizados em Salto do Jacuí e fez um apelo que as pessoas que estejam passando por sofrimentos e situações que não estejam sabendo conduzir que busquem o serviço. O NAAB é vinculado a Secretaria Municipal de Saúde, é um programa destinado a apoiar a atenção básica nas ações de saúde mental. Conta com coordenação, psicóloga, assistente social e oficina de artesanato na ESF Cruzeiro, oficinas terapêuticas de reiki e auricultoterapia na ESF Harmonia psicólogo na ESF Portão e oficina de Hip-Hop no ginásio Miguel Pacífico Pereira.
Em sua palestra, a médica psiquiatra Cintia Scopel falou sobre os fatores de risco e explorou algumas práticas essenciais para proteger e promover a saúde mental. A médica ressaltou que a saúde mental é um aspecto fundamental de nossa vida, e não há vergonha em buscar ajuda profissional quando necessário.
Um momento e Reiki coletivo, foi realizado pela terapeuta Vanila Goulart Machado, destacando a importância das práticas integrativas para a saúde, para o autoconhecimento que nos auxilia para enfrentarmos com mais harmonia os desafios diários.
No encerramento, uma belíssima apresentação do Coral Municipal. Na ocasião o professor Mateus Costa Milan lembrou que a música também é essencial para uma boa saúde mental.
Comunicação/Prefeitura de Salto do Jacuí
Fotos: Secretaria de Saúde