Serviço de Convivência
Inclusão social e relações fortalecidas
Tem 60 anos ou mais? Venha participar das oficinas do CRAS
As belas paisagens do balneário municipal foram o cenário perfeito para marcar a retomada das oficinas do grupo da terceira idade do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS. À sombra das árvores – para amenizar o forte calor da tarde de terça (17/01) – o grupo participou de dinâmicas, dançou, brincou, confraternizou com alegria acompanhado da secretária de Trabalho e Ação Social, Terezinha Moraes, da coordenadora do CRAS, Samanta Peres, equipe técnica e oficineira.
As oficinas são exemplos de trabalho realizado pelo Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos que atuam na melhoria da qualidade de vida de seus participantes. Por meio de trabalhos em grupo a ação busca fortalecer as relações familiares e comunitárias, ampliar as redes de apoio e proteção, além de promover a inclusão social e a integração por meio da troca de experiências.
As oficinas para idosos contam com 55 participantes dividas em três grupos nos turnos manhã e tarde que são acompanhadas por oficineira e técnicas de referência, tendo como foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, desenvolvimento da autonomia e sociabilidade, fortalecimento dos vínculos familiares, do convívio comunitário e na prevenção de situação de risco social.
São ministradas oficinas de artesanato, atividades como música, danças, dinâmicas para interação do grupo. A troca de experiências e a alegria contagiante que esses momentos em grupo oferecem são marcas registradas dos encontros.
Os grupos estão em expansão e vagas estão sendo ofertadas especialmente aos grupos prioritários.