Após relatar ao prefeito Ronaldo Moraes sua preocupação com a falta de chuvas no município, o secretário de Agricultura, Júlio Roberto Bender, esteve na manhã de ontem, acompanhado por integrantes da EMATER e da Defesa Civil, realizando visitas técnicas para avaliar os impactos da estiagem. As comunidades visitadas foram os assentamentos Capão Bonito, Luz do Amanhecer, Rincão do Ivaí, Oriental e o Passo Real.
O levantamento preliminar apontou um cenário preocupante, especialmente nas lavouras de soja. Conforme avaliação técnica de Leandro Carvalho, chefe do escritório da EMATER de Salto do Jacuí, 70% das lavouras no ciclo reprodutivo já apresentam perdas de até 50%. Já as lavouras no ciclo vegetativo também foram impactadas, mas o percentual de prejuízo ainda depende das chuvas nos próximos dias para ser avaliado.
Outros dados importantes incluem:
Milho safra (grão ou silagem): Não houve perdas consideráveis até o momento.
Milho safrinha: Severamente afetado, com muitas plantações morrendo ou sem germinar. Alguns produtores ainda não conseguiram plantar e correm o risco de não ter condições para fazê-lo devido à janela de plantio restrita.
Fumo: Não houve impactos nas lavouras dos produtores que plantaram cedo e já colheram, porém, produtores que fizeram o plantio tardio estão sofrendo as consequências da seca.
Gado de corte e leite: Pastagens nativas e perenes estão sendo afetadas pelo estresse hídrico, reduzindo a quantidade e qualidade da alimentação.
Além disso, os níveis dos reservatórios de água para irrigação estão baixos, e já se discute um possível escalonamento da oferta de água para garantir a conclusão dos ciclos produtivos.
Diante da situação, a Defesa Civil, representada por Silmar Rodrigues, dará início aos procedimentos para encaminhar o pedido de decreto de emergência junto ao Governo do Estado. A homologação do decreto será fundamental para que o município possa buscar medidas de apoio ao agronegócio e à agricultura familiar, minimizando os prejuízos causados pela estiagem.
Na próxima semana haverá uma reunião entre o Conselho Municipal da Agricultura, a Secretaria da Agricultura e a Administração Municipal para que sejam definidas as ações futuras em relação à situação atual no município.
Comunicação/Prefeitura Municipal de Salto do Jacuí