Saúde Mental – NAAB abre agenda para oficinas

Oficinas de hip hop, cuidado com as emoções, artesanato, aulas de violão e atendimentos com reiki, constelação familiar e florais são inovações terapêuticas oferecidas pelo Núcleo de Apoio a Atenção Básica (NAAB) em Salto do Jacuí. As vagas são limitadas e as inscrições já estão abertas e podem ser feitas na sede do NAAB na rua Lidovino Fonton.
O NAAB é um programa destinado a apoiar a atenção básica nas ações de saúde mental em caráter preventivo e curativo voltadas para dependência química e transtornos depressivos.
Segundo a coordenadora do Núcleo, Melissa da Rosa, as pessoas podem procurar os serviços de forma espontânea ou encaminhadas pelos serviços de saúde. Servidores da saúde que estão na linha de frente no combate a pandemia e familiares de usuários do NAAB também podem buscar os serviços.
No contexto da pandemia, informa a assistente social, Marina Somavilla Schleintvein a demanda pelos serviços aumentou muito. Ela diz que cada vez mais as pessoas são acometidas por situações que as deixam frágeis em saúde mental. “Por isso são tão importantes os investimentos na área. Fomos pegos de surpresa por uma pandemia, muitas vezes não temos estrutura para agir sem uma ajuda, um suporte”, explicou Marina.
Melissa destaca que a importância de reformular todas as atividades é atingir o maior número de pessoas para tentar prevenir os casos de saúde mental como ansiedade, depressão, drogadição, surtos psicóticos, tentativas de suicídio. “São atividades para englobar, crianças, adolescentes, adultos, pessoas que já estão em tratamento de saúde mental e seus familiares e trabalhadores da saúde”, informou a coordenadora.
Além das oficinas terapêuticas, o NAAB segue com os atendimentos com sua equipe de profissionais formada por psicólogo, assistente social e médico psiquiatra. O Núcleo também faz encaminhamento e acompanhamento de pessoas que necessitem de internações em hospitais com leitos psiquiátricos regulados pela 9ª Coordenadoria de saúde. Após a internação o paciente pode optar por seguir com o tratamento nos centros terapêuticos ou no NAAB.
Equipe do NAAB:
Coordenadora: Melissa da Rosa
Assistente Social: Marina Somavilla Schleintvein
Psicólogo: Jonas Ribeiro
Médico psiquiatra: Carlos Eduardo Gaviolli
Técnica em enfermagem: Gislaine Cherubini
Serviços Gerais: Cema Prates.
Anterior Boletim Covid-19 (05/02/21)