A equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) – Rural realizou palestra para professores da Escola Municipal João Gonçalves Vieira do distrito de Capão Bonito. O evento teve como objetivo principal abordar questões relacionadas à saúde mental e ao bem-estar dos educadores.
A atividade contou com a participação do psicólogo Luiz Felipe Amaral, da médica Letícia De Bortoli e de Agentes de Saúde, que conduziram uma roda de conversa interativa com os educadores. Durante a palestra, foram discutidos diversos aspectos, desde os desafios enfrentados na profissão até estratégias para promover o equilíbrio emocional e o autocuidado.
Luiz Felipe Amaral enfatizou a importância dos professores reservarem tempo para cuidarem de si mesmos, destacando a prática regular de atividades físicas, momentos de lazer com amigos e familiares, além da necessidade de equilibrar a vida pessoal e profissional e construir bons diálogos. O psicólogo ressaltou a relevância de construir vínculos saudáveis e promover um ambiente de apoio mútuo entre os colegas.
“Esta iniciativa foi solicitada pela escola, e estamos muito felizes em poder contribuir para o bem-estar dos professores”, afirmou o diretor do Educandário, Américo Marques de Lima. Ao lado da coordenadora, Magda Teles ele ressaltou a importância de promover espaços de diálogo e reflexão sobre temas como saúde mental, vínculos, valores, para que os professores da escola se sintam acolhidos.
Comunicação/Prefeitura de Salto do Jacuí