SAÚDE: Dia “D” no interior do município

Secretaria de Saude levou o boneco do mosquito Aedes AegyptiAgricultores familiares de cinco assentamentos participaram do Dia “D” Promoção de Saúde das Comunidades Rurais, realizado no último dia 31, em Salto do Jacuí. Na ocasião, aconteceram 11 oficinas, em um encontro inédito na história do assentamento Capão Bonito. A ação, promovida com a Parceria entre Emater, Prefeitura Municipal e Unicruz, voltada à saúde da família, foi desencadeada pelo Núcleo Operacional de Júlio de Castilhos, um dos nove Núcleos do Instituto Nacional de Colonização de Reforma Agrária (Incra) atendidos pela Emater/RS-Ascar no Rio Grande do Sul.

Além do Incra, entidade vinculada ao Ministério da Casa Civil, também se somaram ao Dia “D” Promoção de Saúde a Universidade Federal de Santa Maria (Ufsm), instituição vinculada ao Ministério da Educação, e a Universidade de Cruz Alta (Unicruz). A Unicruz levou para o evento estudantes e professores da área da saúde e ações do Projeto Rondon, desenvolvidas em parceria com o Ministério da Defesa.

A Prefeitura de Salto do Jacuí também mobilizou para o evento as secretarias municipais de Saúde, Trabalho e Ação Social e Educação, bem como profissionais da Estratégia da Saúde Familiar (ESF) – corpo técnico formado por enfermeiros, técnicos em enfermagem, agentes de saúde e médicos que atuam nas comunidades do município. A secretária municipal de Saúde, Marta Petri, chegou a vislumbrar a possibilidade de estender a ação às famílias da cidade.

De acordo com a extensionista da Emater/RS-Ascar, Tânia Treviso, nas constantes visitas às famílias foram constatados índices elevados de doenças cardíacas, depressão, comprometimento das funções laborais, entre outras. “O que fazer? Fomos procurar parcerias”, narrou Tânia ao descrever como surgiu, em 2014, a iniciativa de promover o Dia “D” Promoção de Saúde, com auxílio e parceria da Prefeitura de Salto do Jacuí e Unicruz.

O gerente da Emater/RS-Ascar da região administrativa de Ijuí, Carlos Turra, destacou a integração de várias secretarias municipais e de profissionais que estão pensando na saúde a longo prazo. Ele também elogiou a participação de crianças, estudantes da escola Municipal de Ensino Fundamental João Gonçalves Vieira, localizada no assentamento Capão Bonito.

De parte da Emater/RS-Ascar, também participaram do Dia “D” Promoção de Saúde das Comunidades Rurais a supervisora da microrregião administrativa da Emater/RS-Ascar de Cruz Alta, Monique Chaves, assistente técnica regional Social, Silvana Canova, e extensionistas Adeleir Pedrassani, Alan Pacífico Pereira, Dionísio Treviso e Leandro Carvalho.

Veja mais fotos em Galeria – Fotos

Anterior EDUCAÇÃO: Reinaugurada a Biblioteca Pública Érico Veríssimo