Covid-19
Saúde alerta para baixa procura por segunda dose da vacina e dose de reforço

É preocupante a baixa procura pela 2ª dose e dose de reforço da vacina contra Covid-19 em Salto do Jacuí. A enfermeira, Aline Mello, responsável pela Vigilância Epidemiológica informa que as pessoas não estão comparecendo nos postos de saúde para completar o esquema vacinal.

2ª Dose

As vacinas que fazem parte do Programa Nacional de Imunizações precisam das duas doses, em intervalos diferentes, para que o esquema vacinal seja completo. Os estudos das vacinas foram feitos com a imunização em duas doses. Ou seja, a eficácia prometida pelas empresas foi determinada a partir dos testes com duas aplicações.

Com a falta de vacina, o Governo do Estado liberou para as pessoas que devem tomar a segunda dose optar por fazer uma dose de vacina diferente. É a chamada intercambialidade – a combinação de vacinas diferentes – para completar o esquema vacinal da população contra a Covid-19.

Dose de reforço

Pessoas com 60 anos ou mais e profissionais da saúde devem fazer a dose de reforço, 6 meses após terem feito a 2ª dose.

Segundo o Ministério da Saúde a necessidade de uma dose de reforço foi amplamente discutida por vários especialistas e considera o aumento da resposta imune do organismo após a aplicação de uma nova dose, principalmente na população mais vulnerável aos sintomas mais graves da doença.
Imprensa/Administração Municipal
Foto: internet