Salto lidera emissão de Ciptea na região

Salto do Jacuí destaca-se como líder entre os municípios do Alto Jacuí na emissão das Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). Com um total de 50 Carteiras emitidas, nossa cidade conquistou o primeiro lugar nesse ranking, considerando a proporção em relação ao número de habitantes. A conquista foi reconhecida durante o Fórum Permanente da Política Pública Estadual para pessoas com deficiência e altas habilidades, realizado na última terça-feira (23) em Cruz Alta, onde Salto do Jacuí foi representado pela coordenadora do CRAS, assistente social Samanta Peres, e pela assistente social do Centro, Márcia Subtil.

As profissionais destacaram as diversas ações realizadas em nosso município em prol da inclusão. Entre elas, a inauguração iminente do Centro de Atendimento em Saúde do Programa TEAcolhe, que ampliará o acesso ao atendimento para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e suas famílias. Também foram mencionadas iniciativas como a inclusão de pessoas com deficiência no Coral Municipal, o desenvolvimento da Horta Comunitária, visitas domiciliares, e um trabalho contínuo para fortalecer os laços familiares, orientar e encaminhar, além de conscientizar por meio de campanhas. “Evidenciamos ainda o atendimento que procuramos oferecer às pessoas, com empatia, acolhimento e disposição. Contar com o recurso humano que oferece o seu melhor é caminhar realmente para fazer a inclusão acontecer”, destacou Samanta.

Durante o Fórum, foi apresentado um diagnóstico abrangente da situação dos municípios do Alto do Jacuí, culminando na elaboração de uma proposta regional por meio de uma carta de intenções dos municípios participantes.

Anterior Conheça as formas de violência