Salto do Jacuí terá Associação de Pais e Amigos do Autista

A criação da Associação de Pais e Amigos do Autista de Salto do Jacuí e região (AMASJ) foi pauta de reunião, na manhã de hoje, (21/09), no gabinete do prefeito municipal, Ronaldo Moraes. Na ocasião a secretaria municipal de Educação e Cultura, Josnéia Camillo, a diretora da Escola de Educação Especial Resina Bernhard, Edina Pumpmacker e equipe conversaram com o prefeito e assessores jurídicos do Município sobre a Associação que é uma entidade civil sem fins lucrativos e tem a assistência social como objetivo de beneficência, defesa, proteção e promoção de pessoas com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA).
A AMA busca proporcionar à pessoa com autismo uma vida com trabalho, saúde, lazer e integração à sociedade. Oferecer à família da pessoa com autismo instrumentos para a convivência no lar e em sociedade. Promover e incentivar pesquisas sobre o autismo, difundindo o conhecimento acumulado.
A diretora Édina destaca que atualmente aproximadamente de 25 crianças na rede municipal e estadual de ensino em Salto do Jacuí foram diagnosticadas com autismo. “É uma grande demanda e a AMA vem auxiliar o trabalho que já vem sendo realizado. Oferecer o serviço de atendimento educacional especializado às pessoas com autismo em idade escolar, com suporte técnico ao ensino regular onde estas estiverem matriculadas, promover orientações aos pais e educadores”, explicou Edina.
Para a secretaria Josnéia a Associação é muito importante pois vem agregar junto a Escola um trabalho que pode ser ampliado com mais profissionais especializados. “Essa ação não se direciona apenas a Salto do Jacuí, mas trará desenvolvimento na área para todos os municípios da região”, disse Josnéia.
Ao prefeito, a equipe propôs uma parceria com a Administração Municipal para a realização dos trabalhos, como espaço físico para atender também aos pais e mais profissionais para as atividades.
Ronaldo parabenizou pela iniciativa e disse entender a importância da AMA. O prefeito explicou que aguarda que todos os trâmites legais de fundação da Associação sejam concluídos para que se possa realizar uma parceria com a Administração Municipal.
Conforme Edina, a documentação já está sendo providenciada e a estimativa é que no dia 08 de outubro já seja realizada a eleição da diretoria da AMA e análise do Estatuto.
Pode ser uma imagem de 3 pessoas, pessoas em pé e área interna
Anterior Semana de Conscientização do Trânsito