Salto do Jacuí Decreta Situação de Emergência no Município devido a Estiagem.

Salto do Jacuí Decreta Situação de Emergência no Município devido a Estiagem

Foi na manhã de hoje, no Gabinete do Prefeito Municipal Cláudio Robinson, a Assinatura do Decreto Municipal N° 3073 de 16 de Janeiro de 2020, o qual DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM TODA A ÁREA DO MUNICÍPIO AFETADA POR ESTIAGEM.
Após o reunião realizada no Gabinete do Prefeito, na terça-feira, 14 de janeiro, entre a Administração Municipal ( Prefeito Municipal, Secretaria Municipal de Agricultura e Defesa Civil), e órgãos ligados à Agricultura e Pecuária do município, o Prefeito Municipal Cláudio Robinson solicitou a equipe técnica da Emater, para que emitisse um laudo técnico dos prejuízos decorrentes da estiagem no município, sendo que na manhã de ontem, 15 de janeiro, o laudo foi concluído e entrege a Administração Municipal, que após reunião entre o Prefeito Cláudio Robinson e o Secretário Municipal de Agricultura Vanilson Pereira, e com base no laudo técnico da Emater, o Prefeito Cláudio Robinson Decretou Situação de Emergência no Município devido a Estiagem.
Segundo o Laudo Técnico dos Prejuízos Decorrentes de Estiagem no Município, destacamos os seguintes dados:

• Soja: R$ 32.175.000,00
• Milho: R$ 442.260,00
• Feijão: R$ 13.500,00
• Fumo: R$ 1.411.200,00
• Leite: R$ 1.512.000,00
Sendo assim totalizando um prejuízo financeiro de R$ 35.553.960,00 ( Trinta e Cinco Milhões, Quinhentos e Cinquenta e Três mil, e novecentos e sessenta reais ), e com isso gerando um impacto negativo aos nossos agricultores do município, bem como na economia em geral, os quais, mesmo que de agora em diante as condições climáticas sejam mais favoráveis aos lavouras, essas percas já aconteceram. Para se ter uma noção da escassez de chuvas nos últimos dois meses, Dezembro/2019 choveu apenas 80 mm, e neste mês de Janeiro/2020 até o dia 14, apenas 30 mm, sendo assim,muito prejucial ao desenvolvimento das culturas predominantes no município, principalmente atingindo a pequena agricultura familiar, assentados, quilombolas e indígenas, os quais dependem exclusivamente desta para sua subsistência.
Após, a Assinatura do Decreto de Situação de Emergência no Município, a Coordenadora Municipal de Defesa Civil, Melissa de Lara, já está tomando todas as medidas necessárias, segundo ela, após o Decreto Municipal, temos os levantamos de dados pela Defesa Civil Municipal, após isso a Defesa Civil Estadual confere as informações, e então o Estado poderá ou não homologar o Decreto Municipal.
Segundo o Secretário Municipal de Agricultura Vanilson Pereira,” já estamos trabalhando a dias, para tentar buscar meios de auxiliar nos agricultores do município, principalmente aqueles que vivem exclusivamente da agricultura de subsistência, agora após o Decreto Municipal de Situação de Emergência, seguiremos trabalhando com a Defesa Civil Municipal, juntamente com a Coordenadora Melissa de Lara, para que venha a ser homologado pelo Estado”, concluiu o Secretário.
De acordo com o Prefeito Municipal Cláudio Robinson,” após a elaboração do Laudo Técnico dos Prejuízos Decorrentes de Estiagem, elaborado pela Emater, de imediato Decretei Situação de Emergência no Município devido a Estiagem, e acompanharei todo trabalho desenvolvido pelas equipes envolvidas, para auxiliarmos nossos agricultores naquilo que for necessário, pois a agricultura é um dos pilares da economia “, finalizou o Prefeito Cláudio Robinson.

declara situação de emergência em toda a área do município afetada por estiagem,

Anterior DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM TODA A ÁREA DO MUNICíPlO AFETADA POR ESTIAGEM (CÓD. 1.4.1.1.0 – CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE DESASTRES), CONFORME INSTRUÇÃO NORMATIVA 02/2016 DO MINISTÉRIO DE INTEGRAÇÃO NACIONAL.