Vacinação
Baixa adesão na imunização contra a Polio no Brasil
Salto do Jacuí alcançou 83% da meta e faz busca de famílias com crianças com vacina em atraso
O Brasil enfrenta uma baixa adesão na campanha de vacinação contra a Poliomielite que levou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga alertar “as Américas vivem um momento delicado frente a ameaça de retorno da poliomielite na região”.
Em Salto do Jacuí, de acordo com a enfermeira Aline Mello, responsável pela vigilância epidemiológica, os números apontavam para 83% de cobertura vacinal contra a pólio até sexta-feira (26/09). A meta é alcançar 95% da população alvo de 672 crianças de 1 a 4 anos de idade.
“Estamos fazendo busca, chamando famílias com crianças com vacina em atraso. Em casos mais críticos estamos contando com o apoio do Conselho Tutelar para realizar essa tarefa”, explicou Aline.
A Poliomielite também chamada de paralisia infantil, tem certificado de erradicação no Brasil desde 1994, mas a baixa cobertura vacinal nos últimos anos preocupa. “É um risco de que a doença que já está erradicada retorne, por isso pedimos que as famílias tomem consciência e levem as crianças para fazer a imunização”, alerta Aline
Outros fatores contribuem para que o Município não alcance a meta, explica Aline, entre eles, o de crianças que estão sendo vacinadas na rede privada. A enfermeira relata ainda que um estudo está sendo concluído onde são comparados os números de crianças que nascem em Salto do Jacuí x o número de registros no Município. “Temos observados casos de pessoas que vem até o Município para ter o filho e depois retornam para suas cidades de origem”, explica Aline
O Município, diz Aline, vem buscando identificar esses aspectos para tomar atitudes mais assertivas para qualificar a cobertura de vacinação.
A campanha de multivacinação e da imunização contra a poliomielite ocorre desde o dia 20 de agosto e o encerramento foi prorrogado do dia 9 para o dia 30 de setembro.
Imprensa/Administração Municipal
Confira a cobertura vacinal contra a Polio nos municípios que integram a 9ª Coordenadoria Regional de Saúde: