Aconteceu na noite de ontem, 07, uma importante roda de conversa com os pais e responsáveis de pessoas com TEA no município. O encontro foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores e teve trocas de experiências, esclarecimentos sobre o Transtorno do Espectro Autista e reflexões a fim de aprofundar o diálogo entre escola e famílias.
A Secretária Municipal de Educação e Cultura, Elisângela Rabuske, acolheu os presentes e reforçou o compromisso da gestão com a educação inclusiva.
O encontro foi mediado pela Assistente Social da Equipe Multidisciplinar da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Lisandra Morais, que abordou as ações desenvolvidas na SMEC desde 2023 e por Édina Pumpmacker, mãe de um adolescente autista, que deu um depoimento emocionante sobre sua vivência familiar, desafios e conquistas.
Estiveram presentes também, Edivan Souza, presidente da AMACA (Associação de Pais e Amigos do Autista de Cruz Alta), que falou do filho com TEA e da associação a qual preside, a diretora da Escola Santo Antônio, a Professora Claudete da Silva Camargo e a Professora Karin Lise Gonçalves dos Santos, que falaram sobre o trabalho desenvolvido na escola, no município de Cruz Alta, experiências práticas, estratégias pedagógicas e os avanços na construção de uma cultura inclusiva.
O momento foi marcado por escuta ativa, empatia, acolhimento e valorização da diversidade, fortalecendo os laços entre família e escola. As contribuições de cada participante enriqueceram o debate e reafirmaram a importância de um olhar sensível e consciente para o autismo em todos os espaços educativos.
SMEC
Comunicação/Prefeitura Municipal de Salto do Jacuí.