Salto do Jacuí aderiu ao PAA Indígena, viabilizando o acesso das comunidades indígenas ao programa.
O PAA Indígena é uma inovação do Programa de Aquisição de Alimentos que busca garantir a alimentação de famílias indígenas em maior situação de insegurança alimentar e a iniciativa é um acordo entre o governo do Estado e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Para Salto do Jacuí, foi disponibilizado o valor de R$ 95.347,18, que serão entregues mensalmente até o mês de março de 2026, exclusivamente para famílias das comunidades indígenas de Salto do Jacuí: Aldeia indígena Guarani, Kaingangs do Horto Florestal e Kaingangs da Júlio Borges.
As 136 famílias que compõem as 3 comunidades foram beneficiadas nessa primeira etapa com produtos como cenoura, feijão, tempero verde, repolho, laranja, mandioca, alface, beterraba e batata doce. São 36 produtores do município cadastrados no PAA indígena para fornecer os produtos e destes, 18 são produtores indígenas.
Esteve presente nessa primeira entrega a Secretaria de Ação Social, CRAS, Secretaria de Agricultura e Emater, além do Diretor da Secretaria de desenvolvimento rural, Alex Teichmann, que participou dessa primeira entrega apresentando o programa às comunidades.
Iniciativa como essa fortalecem a economia das comunidades indígenas e contribuem para um sistema alimentar mais inclusivo e sustentável, possibilitando o acesso e a distribuição local de alimentos às suas famílias e contribuindo para a segurança alimentar nas aldeias indígenas.
Comunicação/Prefeitura Municipal de Salto do Jacuí.
