No dia 25 de março, na Câmara dos Deputados, o prefeito de Salto do Jacuí, Altenir Rodrigues – Nico, presidiu uma importante reunião em defesa dos recursos hidricos para Salto do Jacuí. Nico também presidi a Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas (AMUSUH).
A reunião contou também com a presença da Associação Nacional dos Municípios Produtores (ANAMUP), onde em conjunto promoveram a Mobilização Nacional em Defesa dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados e o Encontro Nacional de Prefeitos do Segmento Produtivo, onde foi apresentada a Agenda Legislativa 2014 aos presentes.
O primeiro dia da mobilização e do encontro contou com a presença de prefeitos, vereadores, gestores municipais e deputados. O presidente da AMUSUH e prefeito de Salto do Jacuí/RS, Altenir Rodrigues da Silva, saudou brevemente os participantes e passou a palavra para o presidente da ANAMUP e prefeito de Cachoeiro de Itapemirim/ES, Carlos Casteglione, que também cumprimentou a todos. Logo após, a secretária executiva das associações, Terezinha Sperandio, fez uma apresentação de todas as proposições que tramitam no Congresso Nacional, presentes na Agenda Legislativa, que causam impactos positivos e negativos aos municípios. “Em algum momento a ANAMUP e a AMUSUH podem ter deixado de ganhar, em se tratando de proposições que tramitam, mas não obtemos nenhuma derrota até hoje. No entanto, nada disso é possível sem o apoio político dos prefeitos”, afirmou Terezinha, explicando o papel decisivo das associações perante o Poder Legislativo.
O presidente da AMUSUH fez um apelo aos presentes: “Que cada prefeito busque um município a mais para se associar. No estado do Rio Grande do Sul consegui trazer 90% dos municípios”, afirmou Altenir.
“Tenho conversado com a bancada capixaba sobre os problemas decorrentes dos municípios produtores. Queremos fazer deste momento um marco de lutas em defesa do municipalismo brasileiro”, declarou Casteglione, presidente da ANAMUP.
Logo depois, os presidentes das associações abriram um momento para que os prefeitos e parlamentares presentes pudessem se manifestar sobre os temas debatidos, gerando muitos pronunciamentos importantes que se somaram e enriqueceram a discussão dos temas.