O Prefeito Altenir Rodrigues da Silva participou do 11º Encontro CULTIVANDO ÁGUA BOA – O futuro no presente.
A abertura do 11º Encontro Cultivando Água Boa, que neste ano tem o tema “O Futuro no Presente”, reuniu mais de 4 mil pessoas, em Foz do Iguaçu-PR, entre agricultores familiares, pescadores, indígenas, técnicos agrícolas, representantes de cooperativas e governos municipais, além de integrantes das comunidades atendidas pelos 20 programas que fazem parte do CAB. A Metodologia do Cultivando Água Boa será replicada em países latinos e houve a assinatura de dois acordos bilaterais com a Guatemala e a República Dominicana no evento.
Os acordos de cooperação preveem o compartilhamento da metodologia do programa Cultivando Água Boa (CAB), que vem reduzindo passivos sociais e ambientais em 29 municípios do Oeste do Paraná, com ações de ampla participação comunitária. Ambos os países devem dar início à implantação de seus programas já no começo do próximo ano. Chile, Uruguai, Panamá, Colômbia e Espanha também manifestaram interesse na metodologia e, juntamente com esses dois países mais o Brasil e o Paraguai, registraram junto à Secretaria Geral Ibero-Americana (Segib) a proposta da criação de um amplo programa de cooperação, que deverá ser concretizado em 2014.
Há na Bacia Hidrográfica do Paraná 3, um conjunto de ações que está alinhado com as atitudes e práticas de que a humanidade precisa para ser sustentável, tais como o combate ao desmatamento e à redução da biodiversidade, a destinação correta do lixo, a produção de alimentos saudáveis, a promoção da mobilidade urbana e das fontes renováveis de energia, todos temas que fazem parte dos programas da Itaipu”, afirmou o diretor de Coordenação e Meio Ambiente da binacional, Nelton Friedrich.
O evento contou com a participação do teólogo Leonardo Boff, um dos expoentes mundiais das questões de sustentabilidade, Lala Deheinzelin, especialista em economia criativa e desenvolvimento sustentável , Cândido Grzyboswski, do comitê organizador do Fórum Social Mundial, e do economista Ladislau Dowbor, especialista em desenvolvimento sustentável e autoridades de 21 países.
*Assessoria de Imprensa/Prefeitura Municipal