A equipe da FEPAM esteve em Salto do Jacuí, nos dias 2 e 3 de Abril, atendendo o pedido feito através de manifestação ocorrida no dia 24 de março, pedindo por liberação de licenças de operação.
O Prefeito municipal, Altenir Rodrigues da Silva (Nico), levou a demanda várias vezes em reuniões com a FEPAM, porém em reunião ocorrida em Porto Alegre, com a Presença do Chefe de Gabinete da Presidência, Wilson de Godoi e do Diretor do Departamento de Mineração, Renato Zucchetti, no dia 27 de Março, o pedido dos Saltojacuienses por uma força tarefa foi atendido.
O Prefeito, acompanhou integralmente a equipe da FEPAM, durante os dois dias intensivos de força tarefa nos garimpos de Salto do Jacuí e interior do município.
Inicialmente, aconteceu uma reunião no Gabinete do Prefeito, com empresários do ramo da pedra, para esclarecer dúvidas e combinar como seria feita a força tarefa. Logo após, a equipe fez as visitas e avaliações necessárias.
Segundo, Wilson Rodrigues de Godoi, Chefe de Gabinete da Presidência da Fepam/RS, eles agora irão analisar cada caso, fazer um diagnostico e montar um grande Cronograma para que dentro do mais breve possível possa acontecer a liberação, porém não há data definida. O Chefe de Gabinete da Presidência, também garantiu que irá cobrar agilidade dos técnicos responsáveis.
