“Pensar turismo não é somente como lazer, mas como geração de emprego e renda”, disse o secretário Felipe Rosa.

O secretário de Mineração, Indústria, Comércio, Turismo e Desporto, Felipe Rosa participou de reunião do Departamento de Turismo – Rota das Terras Encantadas no município de Carazinho, na sexta-feira, 23 de julho. A reunião foi presidida por Carolina Lopes, Diretora do Departamento de Turismo e contou com a presença de Diretores, Coordenadores e Secretários de Turismo dos municípios que fazem parte do Rota das Terras Encantadas.
A principal pauta da reunião foi quanto a atualização do Mapa Turístico Brasileiro que ocorre a cada dois anos e sua última atualização ocorreu no ano de 2019.
Os municípios que irão fazer parte dessa nova versão do Mapa deverão comprovar os critérios estabelecidos pelo Ministério do Turismo em portaria que será publicada no próximo mês.
Os municípios já devem ir organizando essa documentação que deverá ser entregue ao Rota das Terras Encantadas até o mês de setembro, pois durante o mês de outubro deverá ser inserida no sistema para posterior validação.
São critérios: 1) comprovar a existência de órgão ou entidade responsável pela Pasta de Turismo; 2) comprovar a existência de dotação orçamentária destinada ao turismo; 3) comprovar a existência de Conselho Municipal de Turismo ativo mediante a apresentação da legislação que o institui, da ata de posse da atual diretoria e das atas das duas últimas reuniões realizadas; 4) possui prestadores de serviços turísticos de atividades obrigatórias registradas e regulares no CADASTUR até trinta dias antes da data de fechamento do sistema; 5) apresentar Termo de Compromisso assinado pelo Prefeito Municipal e pelo dirigente responsável pela pasta de turismo; 6) o Conselho Municipal de Turismo deverá apresentar um plano de trabalho para execução nos próximos vinte e quatro meses.
O secretário Felipe salienta que a maior parte dos documentos já está em uma pasta reservada, bem como demais questões como Diagnóstico Municipal de Turismo dentre outros dados já foram repassados ao Departamento responsável do COMAJA. Que o trabalho a ser realizado agora é com o COMTUR – Conselho Municipal de Turismo.
O município que não preencher os critérios estabelecidos irá ficar fora do Mapa Turístico Brasileiro o que poderá ser prejudicial uma vez que é o Mapa que orienta a atuação do Ministério no desenvolvimento das políticas públicas. “Pensar turismo não é somente como lazer, mas como geração de emprego e renda”disse o secretário Felipe Rosa.
Em relação ao CADASTUR, o Secretário Municipal destaca a importância de estabelecimentos comerciais e de serviços no ramo do Turismo, Transporte, Hospedagem e Alimentação no município façam o cadastro no site do Cadasturhttps://cadastur.turismo.gov.br de forma gratuita para aumentar a categoria do município, além de trazer benefícios as empresas devidamente cadastradas como selos, participação em programas de qualificação apoiados pelo Ministério do Turismo, acesso a financiamentos por meio de bancos oficiais, etc.
Ainda, foi abordado quanto ao novo material de divulgação do Rota das Terras Encantadas que está sendo atualizado e provavelmente será amplamente divulgado durante o Festival de Turismo de Gramado, que será um grande evento de retomada do turismo e que durante o próximo mês o Diretor de Comunicação e Marketing do departamento de Turismo do COMAJA virá até o município para realizar a coleta de imagens para esse material.
Pode ser uma imagem de 2 pessoas e pessoas em pé
Anterior Reunião com Equipes Diretivas – PDDE

Endereço: Avenida Hermogêno Cursino dos Santos, 342

Menino Deus, CEP: 99440-000 Salto do Jacuí – RS

Expediente:

De segunda a sexta-feira

Manhâ: Das 08h às 11h30

Tarde: Das 13h30 às 17h

© 2023 Prefeitura Municipal Salto do Jacuí. Desenvolvido por Projetos & Assessoria - Todos os direitos reservados

Pular para o conteúdo