As pessoas que estĂŁo recebendo a vacina contra o coronavĂrus devem manter todos os cuidados, como usar máscara, nĂŁo participar de aglomerações, ficar em casa se puder e higienizar as mĂŁos com frequĂŞncia. O alerta foi feito pela enfermeira Aline Mello, responsável pela vigilância EpidemiolĂłgica em Salto do JacuĂ.
Aline explica que a vacina sĂł protege a partir do 15Âş dia da pessoa ter tomada a segunda dose e alĂ©m disso, o objetivo da vacina Ă© prevenir casos graves de Covid. “Já temos evidĂŞncias que mesmo os vacinados podem desenvolver sintomas leves da doença o que tambĂ©m permite que eles transmitam o coronavĂrus”, relata Aline.
De acordo com a enfermeira esse é um momento que estamos vivenciando uma doença da qual não há históricos, assim como a vacina, dessa forma o aprendizado de como todas essas questões se comportam ocorrem no decorrer dos dias.
No entanto, a Aline destaca que dados da saúde já apontam uma redução nos casos graves nas populações que foram primeiramente vacinadas.
A enfermeira chama atenção também para o fato do comportamento da doença ter se modificado no que diz respeito, por exemplo, a faixa etária e a forma de desenvolvimento do Covid.
“Percebemos que em aproximadamente um mĂŞs foram 4 gestantes contaminadas pelo vĂrus e em dois casos os bebĂŞs testaram positivo para covid. Temos visto ainda o aumento de casos graves entre jovens. Isso Ă© muito preocupante”, enfatizou a enfermeira.
Comunicação/Prefeitura Municipal