Outubro Rosa no Ivaí

Outubro Rosa

O distrito de Rincão do Ivaí recebeu as atividades do Outubro Rosa na terça (24). Uma manhã para a comunidade ouvir e tirar suas dúvidas com profissionais da saúde sobre prevenção e hábitos saudáveis.A secretária Municipal de Saúde e Bem-Estar Social, Maria de Fátima Aravites, destacou a importância dos eventos do Outubro Rosa que levam informações e esclarecem dúvidas, com o objetivo de sensibilizar as mulheres a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos.

A médica, Carolina Tkaczuk, foi uma das palestrantes do evento e falou sobre a importância das mulheres estarem atentas ao seu corpo e, além dos exames de rotina, buscarem investigar qualquer sinais ou sintomas do câncer de mama: caroço (nódulo) endurecido, fixo e geralmente indolor. “É a principal manifestação da doença, estando presente em mais de 90% dos casos”, alertou a doutora. Quanto ao câncer do colo do útero, Carolina atenta para o fato de que a doença pode não apresentar sintomas na fase inicial e que o exame preventivo é a melhor estratégia para detectar lesões.

A nutricionista Laurinda da Paixão Camargo ressaltou que uma dieta saudável pode reduzir em 12% as chances de desenvolver câncer e alertou que as pequenas escolhas diárias fazem toda a diferença. Ela falou sobre os riscos do excesso de peso e recomendou alimentos naturais como brócolis, cenoura, frutas vermelhas, linhaça, canela, frutas cítricas, ômega 3, entre outros, que contribuem para a prevenção do câncer. Uma mensagem forte foi deixada: “Como você quer estar daqui a cinco anos?” – uma reflexão sobre a importância de adotar hábitos saudáveis.

A equipe do Núcleo de Apoio à Atenção Básica (NAAB) apresentou os trabalhos realizados e esclareceu que seu papel é qualificar e fortalecer a assistência em atenção básica, para ampliar o cuidado com a saúde mental dependentes químicos e seus familiares.

Uma das abordagens da equipe na palestra do Outubro Rosa foi sobre a importância de buscar ajuda psicológica nos casos de diagnóstico positivo para o câncer. Nesse momento, explicam os profissionais, é comum que a pessoa sinta medo, choque e negação, raiva e ansiedade. “É importante buscar ajuda, dividir o sofrimento e não carregar essa carga sozinha”, orientaram os profissionais.

As ações do NAAB são voltadas para inclusão e convívio social estimulando o resgate de potencialidades e autoestima do indivíduo portador de sofrimento psíquico, usuários de álcool e drogas e seus familiares. O Núcleo presta atendimento individualizado com psicólogos, assistente social, médico, visitas domiciliares, internações psiquiátricas e atendimento em grupo com oficinas terapêuticas de artesanato, dança (breaking), além de oferecer práticas integrativas complementares de reiki e auriculoterapia.

    

 

#outubrorosa #prevenção #saúdefeminina #redemunicipaldesaúde

 

Anterior Audiência pública – LOA 2024

Endereço: Avenida Hermogêno Cursino dos Santos, 342

Menino Deus, CEP: 99440-000 Salto do Jacuí – RS

Expediente:

De segunda a sexta-feira

Manhâ: Das 08h às 11h30

Tarde: Das 13h30 às 17h

© 2023 Prefeitura Municipal Salto do Jacuí. Desenvolvido por Projetos & Assessoria - Todos os direitos reservados

Pular para o conteúdo