Oficina culinária – vento explora possibilidades de servir o peixe

Em uma iniciativa da Emater e Administração Municipal, a 1ª oficina culinária dedicada ao pescado local, buscou promover não apenas uma alimentação equilibrada, mas também impulsionar o turismo gastronômico em nosso Município.  Os participantes do evento, cozinheiros de estabelecimentos do ramo de alimentação do Município, merendeiros escolares da rede municipal e estadual, pescadores artesanais e agricultores familiares apresentaram pratos criativos e deliciosos à base de peixe.

Aromas maravilhosos tomaram conta da Casa do Idoso, na segunda (25), com a realização da 1ª oficina culinária dedicada ao pescado local. Sob a organização da Emater e o apoio da Administração Municipal, o evento marcou um importante passo na valorização da culinária à base de peixe.

Os objetivos são explorar as múltiplas possibilidades de preparo do peixe, das espécies abundantes no Município, como forma de promover uma alimentação mais saudável e diversificada e também abrir novas portas para o turismo gastronômico.

Com a orientação das professoras extensionistas da Emater, Tânia Treviso e Cíntia da Silva Rodrigues, a oficina reuniu cozinheiros de estabelecimentos do ramo de alimentação do Município, merendeiros escolares da rede municipal e estadual, pescadores artesanais e agricultores familiares.

Os pratos elaborados foram criativos na utilização do peixe, incluindo pizza, lasanha, nuggets, fishburguer, além de moqueca e salada. Os molhos de acompanhamento adicionaram um toque especial.

À noite, em um ambiente de degustação, o prefeito Ronaldo Moraes, secretários municipais, equipe da Emater, representantes da Associação Comercial, Colônia de Pescadores e Câmara de Vereadores tiveram a oportunidade de apreciar os resultados dessa experiência culinária. Os pratos foram amplamente elogiados, não apenas pela qualidade e sabor, mas também pelo potencial de impulsionar o turismo gastronômico.

Ao parabenizar o evento, o prefeito disse que a realização da oficina foi um marco para nossa comunidade. “Não apenas promovemos uma alimentação saudável e diversificada, mas também abrimos as portas para um novo capítulo no turismo gastronômico em nosso Município”, destacou.

A oficina foi recebida com entusiasmo e satisfação por todos os envolvidos. Cada participante expressou sua alegria pelo aprendizado e pela oportunidade de explorar novas formas de preparo do peixe. O clima de colaboração e descoberta tornou a experiência não apenas educativa, mas também gratificante, consolidando a oficina como um sucesso entre os participantes.

A repercussão positiva da oficina já se faz sentir, com participantes do distrito de Tabajara demonstrando interesse em promover um evento gastronômico com pratos diversificados preparados à base de peixe.

A Oficina integra as atividades da Feira do Peixe 2024 e foi realizada pela Emater com o apoio da Administração Municipal por meio das secretarias de Agricultura, de Mineração, Indústria, Comércio, Turismo, Desporto e de Trabalho e Ação Social.

Anterior Faça o descarte corretamente