O retorno do ensino presencial e os avanços na educação infantil: uma experiência na EMEF Afonso Billig

O retorno do ensino presencial e os avanços na educação infantil: uma experiência na EMEF Afonso Billig
O retorno presencial dos alunos da educação infantil vem propondo novas discussões sobre seu desenvolvimento e aprendizagem em sala de aula.
Com uma turma de sete alunos, sendo quatro deles em modelo presencial, a professora do 1º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Afonso Billig, Catarina Lasch Lamaison, compartilhou suas experiências com o desenvolvimento de atividades com sua turma.
Em decorrência da pandemia que iniciou no ano de 2020, os alunos, que atualmente fazem parte da turma de 1º ano, tiveram seu processo de aprendizagem comprometido quando passavam pela turma Pré B. Neste ano, no retorno presencial das aulas, os alunos voltaram à escola desejando algo que, sem o convívio social, estavam animados para fazer: queriam brincar.
A professora Catarina, observando o entusiasmo de seus alunos, começou a desenvolver atividades lúdicas que estimulassem a criatividade. Ainda que os alunos compreendessem que estavam brincando, as atividades incentivavam sua aprendizagem por meio da metodologia aplicada.
No primeiro momento do retorno presencial, a professora Catarina realizou uma revisão de números, vogais e demais conteúdos, com a intenção de resgatar o aprendizado do último ano. Além disso, para o desenvolvimento de atividades lúdicas, a professora faz o uso de farinha, massinha de modelar, tinta e entre outros materiais que contribuam no envolvimento dos alunos nas atividades propostas, estimulando a coordenação, o raciocínio e a diversão na aplicação das atividades. Este processo “está sendo muito positivo, estou muito contente com o resultado que estou tendo com esses alunos” diz Catarina.
A educadora comenta também sobre a situação da aprendizagem e desenvolvimento em meio à pandemia, quando os alunos estavam no ensino remoto. Segundo a professora, uma aluna, a qual suas atividades devolutivas estavam em perfeito desenvolvimento, quando retornou ao presencial, não conseguia segurar seu lápis na mão. Catarina, juntamente com outros professores e também os pais dos alunos, vem observando a cada dia os avanços dos estudantes na retomada do desenvolvimento educacional, principalmente no contexto da educação infantil.
Em uma discussão entre pais e professores em relação ao retorno de mais alunos no modelo presencial, a mãe de um estudante comenta que a saúde dos filhos vem em primeiro lugar, mas enfatiza a importância das atividades presenciais.
“Ele aprendeu e evoluiu muito, muito mesmo. Tudo que nós não conseguíamos ensinar a ele, na escola ele aprendeu com facilidade em questão de dias. E as professoras e diretoras têm um cuidado enorme com eles em relação à prevenção do vírus” comenta a mãe de um dos alunos.
A professora Catarina enfatiza ainda que “na escola os alunos estão aprendendo, estão desenvolvendo, brincando. Eu vejo que os meus alunos chegam à escola com alegria e entusiasmo, e isso me motiva muito a realizar o meu trabalho”, agradecendo o apoio das famílias, direção da escola e os professores que trabalham em conjunto para desenvolver o melhor de seus alunos.
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