Novembro Azul
A Secretaria Municipal de SaĂşde e Bem-Estar Social – por meio das equipes de profissionais das ESF’s – vem realizando uma sĂ©rie de palestras em alusĂŁo ao Novembro Azul.
As ações que aconteceram nas ESF´s da cidade tambĂ©m foram para os distritos atender levar informações para as comunidades de CapĂŁo Bonito e RincĂŁo do IvaĂ. O mĂ©dico Fábio Ferreira de Oliveira, que abordou o câncer de prĂłstata e esclareceu dĂşvidas dos participantes do evento. As ações tambĂ©m abordam a importância da mudança de hábitos e atitudes do pĂşblico masculino em relação a sua saĂşde e seu corpo.
A secretária de Saúde, Maria de Fátima Aravites destacou a relevância desse trabalho, que é um alerta aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Ela parabenizou e agradeceu o trabalho e dedicação do dr. Fábio, agente de saúde, Maria Ferreira, enfermeira, Josieli Elias e técnica, Juliana.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), com exceção do câncer de pele não melanoma, o câncer de próstata é o tipo mais frequente em homens. No ranking da estimativa de casos estimados para o Brasil em 2023, o câncer de próstata alcança 71.730 casos, ou 30%. Em segundo está o de cólon e reto, com 21.970 casos. No RS, a estimativa de novos casos em 2023 é de 62,45% de câncer de próstata. No Brasil, em 2021, foram registrados 16.300 óbitos por câncer de próstata.