INFORMAÇÕES SOBRE CONTAS DO EXECUTIVO

• Para manter a população informada e para que tenham acesso sobre a situação financeira da Administração Municipal:
  • Em 2013, quando a atual Administração assumiu a Prefeitura de Salto do Jacuí, as dívidas deixadas somavam o valor de R$ 8.857.346,16 ( oito milhões, oitocentos e cinquenta e sete mil, trezentos e quarenta e seis reais e dezesseis centavos).
  • Dentro desse valor estão elencados, o 13º salário de 2012, a Associação Pró Desenvolvimento da Cidadania de Candelária – ADECAN, o asfalto no valor de 1.000.000,00 (um milhão) e que ainda acrescenta mensalmente 7.823,04 (sete mil, oitocentos e vinte e três reais e quatro centavos) só de juros dessa obra.
  • Em relação ao Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos-RPPS, ficou uma dívida de 984.000,00 (novecentos e oitenta e quatro mil reais), que a atual administração também assumiu e vem quitando as devidas parcelas, das quais 26 já foram pagas, estando o repasse do RPPS em dia.
  • Vale ressaltar ainda, que no final de 2012, a Administração ficou com um deficit (sem saldo financeiro) de 1.703.976,02 (um milhão setecentos e três mil novecentos e setenta e seis reais e dois centavos).
  • Para agravar ainda mais a situação, Salto do Jacuí, atualmente está  perdendo mensalmente com a queda da arrecadação, o valor de 500.000,00 (quinhentos mil reais) que era previsto para o orçamento.
  • Quando falamos na queda da arrecadação, muitas vezes não é possível mensurar o quanto Salto do Jacuí, assim como outros  Municípios
  • estão sendo afetados financeiramente, sofrendo com essa perda.
  • Só de despesas fixas a Prefeitura gasta mensalmente, 2.303.661,04 (dois milhões trezentos e três mil seiscentos e sessenta e um reais e quatro centavos) e mais 398.000,00 (trezentos e noventa e oito mil reais) que são gastos com fornecedores (mecânica, borracharia, aquisição de pneus, material de limpeza, material de expediente, gêneros alimentícios, material de informática, aquisição de equipamentos e material permanente, ressarcimento de despesas com viagens, rádio, jornais, transporte escolar, manutenção de veículos, material de construção, subvenções), o que totaliza um gasto mensal para prefeitura de 2.701.661,04 (dois milhões setecentos e um mil seiscentos e sessenta e um reais e quatro centavos).
  • Já o valor total que a Prefeitura arrecada mensalmente, entre recurso livre e recurso vinculado, é de 2. 701.922,00 (dois milhões setecentos e um mil e novecentos e vinte e dois reais).
  • Dessa forma, podemos fazer as contas e ver que realmente as coisas não dependem apenas da vontade do Gestor.
  • É importante salientar que esses gastos com despesas fixas não é possível serem cortados de uma hora para outra, porém, a Administração Municipal, desde abril, vem tomando uma série de medidas para contenção de despesas. Entre elas, corte de diárias, de horas extras, corte de FGs e demissão de três Secretários Municipais.
Anterior SAÚDE: Segue a construção e reforma das Unidades Básicas de Saúde