Não podemos deixar a dengue vencer, o combate é dever de todos!

Dengue

Não podemos deixar a dengue vencer, o combate é dever de todos!

Salto do Jacuí não registrou casos de dengue em 2023, temos o mosquito Aedes mas não contaminado. A doença já matou 43 pessoas no RS este ano. Não podemos deixar a dengue vencer, o combate é dever de todos!

As agentes de combate à Dengue e Endemias, da Vigilância Ambiental de Salto do Jacuí tem uma rotina de cuidados com nosso Município. Elas cumprem um calendário rigoroso de visitas diárias aos domicílios, a cada 15 dias fazem coletas e eliminam focos do mosquito em pontos estratégicos (borracharias, ferro velho e cemitério), verificam denúncias e realizam o LiRAa a cada três meses.

Conforme dados do LIRAa, divulgados em 30 de maio, Salto do Jacuí tem índice de 2,7 para infestação do mosquito Aedes aegypti, considerado de risco médio para infestação do Aedes. De acordo com o índice o município pode ser classificado de baixo, médio ou alto risco.

A coordenadora da Vigilância Ambiental no Município, Gisele Seibel que esse não é um número alarmante, mas que exige cuidado. Ela ressalta que é essencial que as pessoas tenham consciência de que a dengue não é resolvida apenas pelas agentes que estão cumprindo com seu trabalho. “Para combater a dengue é preciso união, todo o cidadão é responsável por manter os cuidados necessário”, explica Gisele.

São agentes Kelli Severo, Sônia Jovanovichs Pereira e Ana Paula Martins que contam com o apoio de Ana Paula Lovato para realizar as ações.

Qualquer cidadão, que queira realizar solicitações, reclamações, denúncias e sugestões pode recorrer à Ouvidoria Municipal, inclusive de forma anônima, pelo telefone 3327-1400 com Diogo, pelo e-mail [email protected], na Prefeitura Municipal ou pelo formulário no site saltodojacui.rs.gov.br.

Anterior Boletim epidemiológico Covid-19 (02/06/23)