O NAAB está realizando na tarde de hoje (15/09) um pedágio informativo sobre o setembro amarelo – mês de prevenção ao suicídio e valorização da vida. Mensagens motivacionais com um lindo artesanato de girassol estão sendo entregues a motoristas e pedestres que passam pela Avenida Pio XII, além de informações sobre os serviços oferecidos pelo NAAB.
O Núcleo de Apoio a Atenção Básica (NAAB) é um programa destinado a apoiar a atenção básica nas ações de saúde mental em caráter preventivo e curativo voltadas para dependência química e transtornos depressivos.
Para agendar atendimento com profissionais a pessoa deve se dirigir ao NAAB, na rua Lidovino Fonton. O Núcleo conta com psicólogo, psiquiatra, assistente social, além de oferecer atendimentos com reiki e oficinas.
Falar sobre suicídio foi um tabu por muito tempo e ainda hoje é um tema que encontra resistência. No entanto, sabe-se que primeira medida preventiva é a educação, possibilitando que as pessoas possam ter acesso a recursos de prevenção.
Saber quais as principais causas e as formas de ajudar pode ser o primeiro passo para reduzir as taxas de suicídio.
As razões podem ser bem diferentes, porém muito mais gente do que se imagina já pensou em suicídio. Podemos ficar atentos ao Isolamento, mudanças marcantes de hábitos, perda de interesse por atividades de que gostava, descuido com aparência, piora do desempenho na escola ou no trabalho, alterações no sono e no apetite, frases como “preferia estar morto” ou “quero desaparecer” podem indicar necessidade de ajuda.
São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens.