Município é considerado de risco médio para infestação do Aedes aegypti

As agentes de endemias de Salto do Jacuí realizaram um importante trabalho essa semana com visitas de inspeção em 371 domicílios em todos os bairros da cidade para realizar o Levantamento e apontar o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti (LIRA). Conforme os dados divulgados hoje, Salto do Jacuí tem um índice 1,3 considerado de risco médio para infestação do Aedes. De acordo com o índice o município pode ser classificado de baixo, médio ou alto risco. Os bairros com maior infestação são o Centro, Harmonia, Cruzeiro e Portão.
A agente de endemias, Kelli Lima relata que os depósitos considerados potenciais criadouros para Aedes aegypti mais encontrados foram caixas d’água, tambores e pneus.
Durante as visitas aos domicílios a as agentes orientavam a população para tomar os cuidados necessários.
O LIRA/LIA é o programa determinado pelo Ministério da Saúde que tem por objetivo a realização de uma pesquisa e coleta, no prazo máximo de uma semana, em toda a área urbana do município, obedecendo a uma metodologia de amostragem conforme o número de imóveis.
A pesquisa mapeia os locais com índices de infestação do mosquito e, consequentemente, alerta sobre os possíveis pontos de surto das arboviroses transmitidas pelo Aedes.
O secretário de Saúde, Silmar Rodrigues parabenizou as agentes e disse que as orientações de ação a partir do índice serão seguidas. No entanto, Silmar destaca que a população tem papel fundamental nesse processo e pede que as pessoas se engajem nessa causa tomando as medidas necessárias para evitar a proliferação do mosquito.
As ações foram realizadas pelas agentes de endemias do Município: Kelli Lima, Ana Paula Bisogni, Sônia Jovanovichs Pereira e Jocelaine Matos. A equipe contou com a colaboração do agente de saúde da 9ª Coordenadoria Regional de Saúde, Jorge Guilherme.
Atenção!
Atitudes para o controle e prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti devem ser mantidas sempre, no entanto, chuva e aumento das temperaturas fazem as ações ainda mais necessárias. Nesse período é preciso se manter atento e eliminar recipientes que podem servir para acumular água e assim proliferar o mosquito.
Anterior REEDIÇÃO dos dois Editais dos Processos Seletivos