MONUMENTO: Inaugurado monumento em homenagem ao garimpeiro

Garimpeiro 4A Inauguração do Monumento do Garimpeiro aconteceu no último dia 22, e contou com a presença de autoridades locais, empresários e trabalhadores do ramo do Garimpo, que receberam essa justa homenagem.

Agora a entrada da cidade conta com um Monumento que transmite um pouco da trajetória do Município.

Para o Prefeito Altenir, é preciso evidenciar uma das maiores riquezas do Município: a pedra Ágata. E consequentemente valorizar quem muito trabalhou e ainda trabalha nesse ramo, ajudando a construir a história de Salto do Jacuí:

“É preciso contar nossa história, por isso para nós, homenagear nossos garimpeiros, valorizar nossa pedra e essa gente que tanto fez e faz pelo Município, não é de forma alguma exagero.

Quero dizer que me sinto orgulhoso de sabeGarimpeiro 6r que estará lá, na entrada de Salto do Jacuí, uma imagem que ajuda a contar um pouco da nossa história. Aquelas pessoas q sofrem para ganhar o seu pão de cada dia. Mãos calejadas para sustentar suas famílias.

E o empenho da Administração Municipal, não se resume de forma alguma a esse monumento. Batalhamos muito ao lado dos empresários do garimpo, para hoje com muita satisfação podermos informar a todos que ainda não sabem, que a Prefeitura, através do Departamento de Meio Ambiente, vem realizando várias liberações de áreas que antes Garimpeiro 5estavam paradas, e é nesses Garimpos que estamos liberando que as pessoas estão trabalhando, e agora de forma legal. São nesses Garimpos que mais empregos vem sendo gerados, mas certamente não vamos parar por aí, sabemos que ainda temos muito trabalho pela frente.” Concluiu o Prefeito.

O empresário do ramo do garimpo, Beto Bertolo, falou sobre a Inauguração do Monumento, representando todos os Garimpeiros de Salto do Jacuí:

“Me sinto muito orgulhoso e feliz por ter a oportunidade de representar uma classe que escreveu a história e fez a diferença para essa cidade.

Me sinto agradecido também, pela ligação tão próxima com esses trabalhadores e suas famílias, que me oportuniza poder contar que quando eu comprava os produtos por eles extraídos andei pelos barracos chamados por eles de ‘minha casa no mato’, e com eles tomei chimarrão de xícara em água esquentada em fogão feito de tonel. Suas camas eram feitas de varas, cobertas com lonas pretas. Esse trabalhador que tinha a árdua tarefa de arrancar o produto das profundezas do solo, onde no passado era comum esquentar a fogo o picão até avermelhar para ‘bater’ e formar a ponta que deveria ser fina para entrar chão a dentro. Era a carne do homem vencendo o aço e assim foi deixando sua marca a mais de cinquenta anos em Salto do Jacuí. Conto isso para mostrar que o Garimpeiro sempre será lembrado como homem forte, batalhador e corajoso e a linda homenagem feita pela Prefeitura Municipal, foi um gesto de grandeza e sensibilidade de quem sabe valorizar através de iniciativas importantes como essa o que realmente merece ser lembrado e reconhecido por todos” Destacou Beto.

Anterior DECRETO MUNICIPAL N° 2658, de 27 de junho de 2016 – Declara de Utilidade Pública, para fins de desapropriação, imóvel urbano