Equipe da Secretaria de Trabalho e Ação Social e CRAS de Salto do Jacuí esteve unida aos municípios do Centro Serra em mobilização para defender o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), na quarta (08), em Sobradinho.
As ações que ocorrem em todo o Estado reivindicam a aprovação da PEC 383/2017, que visa vincular 1% da receita líquida do orçamento do governo federal para o financiamento dos serviços, programas e projetos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Após passeata, na Praça 3 de Dezembro, gestores, técnicos e servidores realizaram momento de falas explanando sobre as atividades realizadas pela Assistência social em cada Município, reivindicando mais valorização e alertando para o fato do quanto a assistência social funciona praticamente com recursos municipais.
A mobilização acontece após um levantamento realizado pela Famurs e Coegemas/RS apontar que os municípios gaúchos financiam quase que a totalidade do custeio das ações e serviços prestados pela Assistência Social no estado. A pesquisa, divulgada em agosto deste ano, aponta que, em 2020, os municípios gaúchos cofinanciaram 75,23% do SUAS, enquanto o Governo Federal arcou com 24,07% dos custos e o Estado apenas 0,70%. Já em 2021, os municípios cofinanciaram 90,09% da política no estado, enquanto os Governos Federal e Estadual, respectivamente, arcaram com apenas 9,36% e 0,55%.
Uma Carta feita a partir da mobilização será encaminhada aos governantes.