MEIO AMBIENTE: Prefeitura assina convênio Mata Atlântica com a Secretaria Estadual do Meio
- Prefeito firma convênio Mata Atlântica com a Secretaria do Meio Ambiente e desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Sul
- Até o momento, quem autorizava a retirada de árvores e seu reaproveitamento dentre do Bioma Mata Atlântica, no Município, era a Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, através do Departamento de Biodiversidade.
- O requerente tinha que se deslocar até Carazinho, agência mais perto de Salto do Jacuí, para requerer a autorização. O processo era lento e chegava a demorar mais de três meses entre a vistoria e a emissão do Alvará. Esta situação de morosidade levou a Administração Municipal, através do Departamento de Meio Ambiente a tomar providências para que os requerentes fossem atendidos de forma mais rápida.
- Em um trabalho incansável, o Prefeito Municipal, Altenir Rodrigues da Silva, com o empenho da Assessora de Meio Ambiente Cleonice Moreira Fredi, trabalharam para possibilitar que Município firmasse o Convênio com o Governo Estadual.
- Dessa forma, o resultado apareceu e o Prefeito de Salto do Jacuí, assinou o Convênio no dia 21 de Maio.
- Quais as melhorias que o Convênio Mata Atlântica trará para Salto do Jacuí?
- Agora, todos os pedidos de corte de árvores na zona rural, aproveitamento de madeira, Alvará para corte em caso de exploração de árvores nativas para uso na propriedade, autorização para supressão, podas ou transplantes de árvores nativas consideradas imunes ao corte pela legislação vigente, manejo florestal para implantação ou ampliação de empreendimentos, obras ou atividades em geral, requerimento de manejo florestal para manutenção de redes de distribuição de energia elétrica, certificação de agro florestas, projeto de recuperação de área degradada, supressão de vegetação nativa em estágio inicial de regeneração natural em propriedades com até 50 hectares, limpeza das beiradas das lavouras, entre outras atividades poderão ser solicitadas junto ao Departamento Municipal de Meio Ambiente, mediante preenchimento de formulário solicitando a atividade, o que anteriormente tinha que ser feito via Estado.