Meio Ambiente
Administração Municipal recebe pilhas, lâmpadas e vidros
Ação faz parte do Plano de Gerenciamento Integrado dos Resíduos Sólidos
A Administração Municipal lança campanha para a implantação do Plano de Gerenciamento Integrado dos Resíduos Sólidos em Salto do Jacuí. O Plano está sendo iniciando com o descarte consciente de lâmpadas, vidros e pilhas. A Prefeitura está disponibilizando local adequado para o descarte destes resíduos, pois o cesto de lixo não é o correto para nos desfazermos destes objetos.
Pilhas e lâmpadas causam danos graves ao meio ambiente, pois os metais pesados encontrados nesses objetos podem contaminar o solo e a água quando descartados de forma errada. Já os vidros, que podem levar mais de quatro mil anos para se decompor, aumentam o peso dos resíduos coletados na zona urbana do município, assim se pode diminuir a tonelagem coletada e os gastos públicos, pois, a municipalidade paga para que os resíduos e lixo sejam coletados e descartados de forma correta.
A campanha está sendo executada pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente (DMMA) para que a comunidade possa fazer o descarte desses objetos. No saguão da Prefeitura Municipal estão disponíveis tonéis para o descarte consciente. Lembrando que para o descarte dos vidros os mesmos devem estar sem tampa e com pelo menos uma lavada e não é necessário embalar nenhum dos objetos (lâmpadas, pilhas e ou vidros) que podem ser depositados direto no tonel específico.
O DMMA lembra que pilhas e lâmpadas fazem parte da logística reversa e o local onde adquirimos estes produtos são pontos obrigatórios de coleta quando do final da vida útil dos mesmos, mas como esta é uma prática ainda ignorada por muitos de nós e, diante dos pedidos da comunidade, a Administração Municipal assumiu, nesse momento, o recebimento e vai dar o destino correto aos materiais. A coleta já iniciou e ainda não tem data para o seu encerramento.
#saltodojacuísomostodosnós
#descarteconsciente
#resíduossólidos
Imprensa/Administração Municipal