Nesta semana, a professora Mariodete deixou o cargo de Secretária de Educação e Cultura após dois anos de gestão marcados por significativas melhorias na área educacional e cultural do município.
O prefeito Ronaldo destacou a recepção e repercussão positiva nas redes sociais quando o anúncio de Mariodete como secretária foi feito, refletindo a confiança e o reconhecimento do público em relação à sua competência e destacou a importância do trabalho de Mariodete para o município: “Salto do Jacuí ganhou muito nesses dois anos, tanto pela profissional quanto pela pessoa que Mariodete é. Somos gratos por sua dedicação e compromisso com a educação e a cultura.”
Em sua mensagem de despedida, Mariodete expressou sua gratidão ao prefeito Ronaldo Moraes e à vereadora Priscila pelo convite, bem como a todas as equipes escolares, à sua equipe na secretaria e a todos os profissionais da educação e cultura. “Procurei fazer o máximo nesses dois anos. Fizemos o que estava ao nosso alcance, e acredito que poderíamos ter feito ainda mais. Agradeço a todos pela oportunidade e pelo acolhimento,” afirmou.
Durante sua gestão, Mariodete impulsionou importantes avanços estruturais e pedagógicos em Salto do Jacuí, incluindo a organização de duas novas escolas, pequenas reformas em diversas instituições, a revitalização da Escola Especial e ajustes no espaço da EMEI Lorien Brescansin. Foram implementados projetos no contraturno escolar e o programa TEAcolhe, voltado ao atendimento de alunos com necessidades especiais. Sua atuação resultou em melhorias nos índices de alfabetização e no cumprimento das metas educacionais do VAAR. Na área cultural, foi dado início a projetos das leis Paulo Gustavo, como o Festival da Canção e Lei Aldir Blanc, com a revitalização da Igreja Bom Jesus. Enquanto secretária, Mariodete também conseguiu implementar o Fundo Municipal de Cultura, onde foi aberta uma conta para receber dinheiro pela cultura. Palestras culturais, cursos de capacitação e inúmeros outros projetos marcaram a gestão de Mariodete enquanto secretária.
Até o final do ano, a pasta será conduzida interinamente pela professora Edina Pumpmacker.
Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Salto do Jacuí.